Semana Acadêmica 2019: IX Jornada de Formação de Docentes

Por em 8 de novembro de 2019

IMG_5850A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, de 06 a 08 de novembro, a IX Jornada de Formação de Docentes, dentro da programação da Semana Acadêmica 2019. O tema desse ano foi “Formação Docente: Currículo e Práticas Inovadoras para os Desafios Atuais”.

A coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e parabenizou todos os educadores e estudantes presentes. “Parabenizo cada um e agradeço por contribuírem com as discussões, cujas temáticas são da maior relevância tanto para o processo de formação de docentes quanto para o exercício da profissão”, destacou.

Segundo a coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Heloisa Varão, a Jornada é um espaço para refletir sobre a base nacional comum curricular e sobre as diretrizes que foram afixadas, para que os alunos possam se posicionar a cerca dessas questões e do seu papel nesse contexto.

IMG_5813“Essa formação pensa numa formação em que os alunos tem formas para se expressar, trocar informações e desenvolver as suas habilidades. É uma formação que é totalizadora. Ela trabalha o cognitivo, o afetivo, o social, o emocional. Não é uma formação que fica só no cognitivo do aluno”, disse a Profa.Dra.Elisa Tomoe Moriya, da UNESP, que ministrou a palestra sobre o mesmo tema do evento.

Durante os três dias de evento foram realizadas atividades diversas como palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

A palestra de encerramento será sobre “Educação a Distância no Cenário Brasileiro: Desafios e Perspectivas”, com a Profa.Dra.Maria Luiza Furlan, da UNESP, via webconferência, às 19h30, no auditório do UEMANet.

Por Paula Lima

Fotos: Fábio Abreu