Semana Acadêmica 2019: Jornada de Extensão Universitária (JOEX)

Por em 7 de novembro de 2019

DSC_0098

A 12ª Jornada de Extensão Universitária – JOEX da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) iniciou suas atividades dentro da Semana Acadêmica 2019 com a realização da creditação da Extensão, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), durante todo o dia de ontem (06).

O processo de creditação da extensão é uma orientação definida no Plano Nacional de Educação de 2014 que define a participação de estudantes de graduação em atividades integrantes de Programas e Projetos (P/P) de Extensão e indica que essa participação deve ocorrer em 10% de créditos curriculares.

Na oportunidade, o professor Etevaldo Almeida Silva da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) realizou uma palestra e uma roda de conversa sobre o tema. No turno da manhã, os estudantes e professores dos diversos campi participaram da discussão sobre a creditação no currículo. No período da tarde, os gestores da UEMA participaram do debate.

De acordo com o professor Etevaldo Almeida Silva a creditação da Extensão no currículo surgiu a partir do Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2011, que fez a indicação que a extensão deveria ser creditada como componente curricular, mas não determinou a obrigatoriedade. A partir do PNE 2014-2024, que está em vigor, tornou-se obrigatória a creditação, como está descrito na meta 12 do Plano. A meta 12 trata da ampliação do acesso de vagas de jovens entre 18 e 24 anos na Universidade, tomando como referência a qualificação do ensino. Além disso, no final do ano passado, foi publicada a Resolução 07/2018 que trata das diretrizes para a extensão na Educação Superior, sendo um detalhamento do que está posto na meta 12 do PNE.

DSC_0117 (1)“O objetivo é fazer com que a extensão, como dimensão da formação acadêmica, faça parte do currículo de todo e qualquer estudante dos cursos de graduação. Portanto, esse primeiro seminário sobre a creditação tratou sobre essa dinâmica de operacionalização da implantação da creditação aqui na UEMA. É necessário, a criação de um grupo de trabalho para pensar e construir coletivamente esse projeto. Meu papel foi apresentar o que está sendo trabalhado a nível nacional, com orientações para que a gente possa trabalhar o ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, em um currículo integrado, com as três dimensões da formação acadêmica”, destacou o professor Etevaldo Almeida Silva.

Hoje (07), foram iniciadas as apresentações dos trabalhos da 12ª JOEX no Campus Paulo VI. Nos períodos, manhã e tarde, diversos trabalhos foram apresentados no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCASA) e no prédio do Curso de Biologia. Amanhã (08), terão novas apresentações e o encerramento com a premiações dos trabalhos.

DSC_0026

A coordenadora de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Ariadne Enes Rocha disse: “Hoje iniciamos as apresentações dos trabalhos dos programas de extensão. As apresentações dos 300 trabalhos inscritos estão ocorrendo em 31 salas do Campus. Esse ano, nós temos a maior quantidade de trabalhos inscritos e uma maior quantidade de programas de extensão participantes. Além isso, a PROEXAE teve um ganho com a realização de muitos trabalhos voluntários”.

XII JOEX

A Jornada de Extensão Universitária (JOEX) é um evento anual da UEMA, promovido pela PROEXAE e se constitui como uma atividade do Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX, no qual são apresentados os resultados obtidos na realização de projetos de extensão que envolvem docentes e discentes da instituição voltados para atender as demandas da sociedade em que o Campus Paulo VI e os demais campi estão inseridos.

O evento visa promover a aproximação e discussão da universidade com a sociedade ou comunidade, fortalecer a indissociabilidade entre as atividades essenciais da Universidade, ensino, pesquisa e extensão; proporcionar a discussão de temas que incentivem o envolvimento de alunos e professores da instituição em projetos de extensão e possibilitar a socialização de conhecimentos obtidos, por alunos e professores dos diferentes cursos da UEMA.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho