Semana Acadêmica 2019: Seminário de Iniciação Científica (SEMIC)

Por em 6 de novembro de 2019

DSC_0083Com o intuito de aumentar o envolvimento discente na produção científica, incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação e divulgar conhecimentos gerados na pesquisa, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), iniciou os trabalhos de um dos eventos mais tradicionais da Universidade: o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC).

O evento deste ano compreende 518 trabalhos institucionais dos programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Todos estão sendo apresentados na modalidade oral. Além destas apresentações, palestras, messa redonda e minicursos/oficinas completam a programação. O SEMIC acontecerá até quinta-feira (07), no qual serão apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de Iniciação Científica, ciclo 2018/2019.

DSC_0052Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa.Rita de Maria Seabra, o SEMIC é o coroamento de um ano de trabalho. É um encontro necessário para discutir a importância da ciência, tecnologia e inovação. “O PIBITI e PIBIC são disponibilizados para os alunos de graduação das universidades como um todo e ele fica vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, onde se realiza no ano dois momentos. No primeiro com a submissão dos projetos de pesquisa e no segundo com a apresentação dos trabalhos dos alunos que foram desenvolvidos no período de 12 meses. Programa de muito sucesso no Brasil, porque visa dar um treinamento em pesquisa com os alunos, de modo que quando eles entrem nos cursos de Pós-graduação strito sensu, seja mestrado ou doutorado, já atenha um treinamento de pesquisa, diminuindo o tempo de permanência nos programas strito sensu das universidades”, disse ela.

“Gostei muito da união desse ano do SEMIC e JOEX no mesmo evento, como forma de mostrar toda a produção da UEMA como um todo. E o Seminário é importante porque mostra o papel da Universidade na sociedade, o que produzimos de impacto que vai chegar ao público exterior. Momento de debater nossos trabalhos, o que pensamos como projeto para que isso seja externalizado, porque para termos pesquisa é necessário resultados e mostrar esses resultados para a sociedade”, falou o participante Wendell Moreira.

O Seminário será encerrado com a premiação por área de conhecimento. O primeiro e segundo lugar das áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Linguística Letras e Artes.

SEMIC

O SEMIC é uma ação de popularização, disseminação e promoção da Ciência difundida pela UEMA que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens, por meio do conhecimento, para que estes sejam atores de destaque, no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado e, consequentemente gerando mais qualidade de vida à população. Um evento obrigatório para divulgar as pesquisas realizadas pelos alunos dos Programas.

Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão – (FAPEMA) e da UEMA.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho