Semana Acadêmica 2019 : UEMA promove Dia da Saúde

Por em 7 de novembro de 2019

DSC_0119Como parte das atividades da Semana Acadêmica, nesta quarta-feira  (06)  a  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) proporcionou para os acadêmicos e comunidade em geral um dia voltado para ações de cuidado a saúde e  orientação a prevenção as doenças sexualmente transmissíveis. As ações ocorreram no Posto do Serviço Social e Médico da UEMA, na sala do HEMOMAR e no hall do prédio do CCSA.

Para o chefe do serviço social e médico, Adriano Almeida, a recepção da comunidade foi muito boa, com boa adesão as ações do dia da saúde. “Durante o dia foram mais de  200 atendimentos  divididos nas especialidades que o Posto oferece como: consultas com clínico geral, dermatologista, atendimento e orientação psicológica e psicopedagógica; aferição de pressão e teste de glicemia, atendimento odontológico e avaliação física com medições de peso, estatura e aplicação de questionário sobre atividade física e risco de doenças.”

A Equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também esteve presente durante o evento. Com dinâmica, testes rápidos de sífilis e hepatite , distribuição de preservativos masculinos, femininos, a equipe sensibilizou os participantes sobre os cuidados e a prevenção as doenças sexualmente transmissíveis.

“Esse é o segundo ano que o CTA participa da Semana Acadêmica e durante o dia todo foram realizadas 1440 testes de Sífilis e Hepatite C,além da orientação aos participantes de como proceder nos testes de HIV  realizados no nosso Centro. A parceria com a UEMA é importante pois sempre que a gente tem a oportunidade de conversar com os acadêmicos a frequência de visita ao nosso CTA aumenta assim como o  interesse deles em realizar os exames de prevenção,”ressalta a aconselhadora do CTA, Diana Silveira.

Para a acadêmica de matemática Raylanny Ribeiro, o dia da saúde foi importante pois pela primeira vez ela teve a oportunidade de realizar uma avaliação física adequada.  ” A semana acadêmica com o dia voltado para a saúde é importante  pois oportuniza aos estudantes utilizar o ambiente da UEMA para buscar acesso aos procedimentos voltados para a saúde.”

Na programação os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir  palestra e sensibilização sobre doação de sangue e medula óssea, ministrada pela Equipe do Hemorrede e HEMOMAR.

Por Priscila Abreu

Fotos: Rafael Carvalho