Semana Acadêmica 2019: Workshop de Inovação trata de propriedade intelectual e empreendedorismo


Por em 4 de novembro de 2019



A programação da Semana Acadêmica também tem atividades ligadas à inovação e empreendedorismo com o Workshop de Inovação, que iniciou hoje (4), no prédio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

O Workshop de Inovação objetiva despertar ainda mais na comunidade acadêmica o interesse na proteção da propriedade intelectual, além de ações de empreendedorismo.

Dentre as atividades que estão acontecendo há palestras, apresentações dos projetos especiais, protótipos, mostra, oficinas e  minicursos.

O assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Antônio Fernando Lavareda Jacob Junior, que faz parte da organização do Workshop, mencionou a importância de unir iniciação científica, extensão e inovação em um mesmo evento, referindo-se à Semana Acadêmica.IMG_5591

“Foi bem interessante essa nova proposta da Semana Acadêmica ao unir a iniciação científica, extensão e inovação em um mesmo evento. A gente pensou em algumas pautas que são dúvidas frequentes no NIT, uma delas é como fazer o processo de registro de propriedade intelectual, então, tivemos minicursos e oficinas. Além disso, o Workshop de Inovação vai ter interação entre inovação e empreendedorismo com a participação das empresas juniores também”, disse.

Antônio Lavareda, também ministrou a Oficina “Como fazer um registro de programa de computador”, esclarecendo sobre a necessidade de reforçar a questão de registro de software e, principalmente, sobre pedido de patente porque as pessoas precisam proteger a propriedade intelectual até para fins de comercialização. IMG_5517

O participante da oficina José Pinheiro de Moura, do Departamento de Física da UEMA, contou sobre seu aprendizado após a oficina e aproveitou para tirar mais dúvidas a respeito do registro de propriedade intelectual.

“É um evento enriquecedor até porque a gente tem muita dúvida em relação a registro de software e patente. Na oficina que participei pude entender como se deve proceder para o registro de software, inclusive na quando envolve mais de um autor de instituições diferentes”, falou.

Ele também se inscreveu na  IX Jornada de Formação Docente (faz parte da Semana Acadêmica 2019) porque acredita que participar dessa programação vai agregar para sua atuação profissional.

“A atividade que vou participar tem como tema a Inovação Tecnológica aplicada à educação e, como tenho doutorado na área de Automação e Controle e também sou professor, quero aproveitar a tecnologia para poder transmitir aos alunos”, explicou.

O Workshop prossegue até amanhã (5), às 18h, no CCT.IMG_5597

IMG_5511

IMG_5592

 

IMG_5528

 

 

Por Débora Souza

Fotos: Fábio Abreu e Luís Paulo Sousa



Últimas Postagens