Semana Acadêmica| PNL aplicada ao Ensino é tema de grupo interativo durante o Encontro de Filosofia

Por em 6 de novembro de 2019

FILOSOFIA - SEMANA ACADÊMICA UEMA

Prof. Arnaldo Menezes Filho (IFMA) com o grupo interativo sobre PNL aplicada ao ensino da Filosofia

Em decorrência da Semana Acadêmica 2019, a Universidade Estadual do Maranhão está vivenciando ricos momentos de debates sociais, culturais, educacionais, econômicos, ambientais e políticos com professores e alunos de diversos campi e instituições de todo o país.

Englobada na programação da Semana, está ocorrendo o VI Encontro Estadual de Filosofia, com o tema “Metodologias para o ensino de Filosofia”. O objetivo é discutir sobre métodos e metodologias no ensino de Filosofia.

Assim, nesta quarta, 06, professores, alunos e amantes da Filosofia participaram do grupo interativo “PNL Aplicada ao Ensino da Filosofia”, cujo ministrante foi o professor Arnaldo de Souza Menezes Filho, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A Programação Neurolinguística é um estudo que permite compreender melhor o funcionamento interno humano e identificar modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre eles e se é preciso ressignificá-los.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, “esse aspecto é que influenciou o surgimento do nome ‘programação’, pois esse conhecimento sugere que a partir das nossas histórias, experiências, valores, somos programados a ter determinadas crenças e modelos mentais que impactam diretamente o nosso comportamento. Da mesma forma, que a partir de técnicas de PNL e ferramentas podemos “reprogramar” a nossa estrutura interna com foco nos resultados que queremos alcançar”.

Para o professor Arnaldo Menezes Filho, a PNL é uma técnica muito promissora e que pode ser aplicada em várias áreas da atividade humana, como ensino, clínicas e empresas. “Na educação, a PNL tem se mostrado bastante eficiente porque, com base em pesquisas da neurociência, descobrimos processos mais fáceis e eficientes para fazer com que a aula seja mais interessante para o aluno. Assim, o discente poderá acessar o conteúdo de maneira mais agradável e com muito mais eficiência no que tange o aprendizado efetivo”, ressaltou.

Para a estudante doo curso de Pedagogia do Campus Coelho Neto e graduada em Filosofia pelo UemaNET,  Karla Vieira, as discussões sobre “PNL Aplicada ao Ensino da Filosofia”, ministradas pelo professor Arnaldo Filho foram interessantes e muito proveitosas. “Gostei muito dos ensinamentos do professor, assim como estou gostando de toda a Semana Acadêmica”, disse.

FILOSOFIA - SEMANA ACADÊMICA UEMA II

Alunas da UEMA dos Campi Coelho Neto e São Luís

Questões sociais, filosóficas, antropológicas, e relativas ao cotidiano do indivíduo estão sendo debatidas durante o Encontro com os professores convidados Alessandro de Lima Francisco, Carlos Eduardo Medeiros, Arnaldo Menezes Filho , Edilson Vilaço, Haullerands Yesares Carvalho Oliveira, William de Jesus e Leila Amum.

Palestras e oficinas continuarão sendo realizadas até sexta, 08. A sexta edição do Encontro Estadual de Filosofia está acontecendo no prédio do curso de Medicina Veterinária da UEMA ( Campus Paulo VI).

Por: Walline Alves