Semana Acadêmica: Programação de História e Ensino aborda Políticas de memória e construção histórica

Por em 8 de novembro de 2019

história e ensino1

Neste último dia da Semana Acadêmica 2019, está sendo realizada a programação de História e Ensino sobre o tema “Políticas de memória e construção da consciência histórica”.

A temática escolhida tem como objetivo fazer uma reflexão histórica sobre as memórias da população negra que foram silenciadas.

A palestrante Tatiana Raquel Reis, que ministrou sobre “Literatura Africana – Perspectivas de uma escrita feminina”, ressaltou a necessidade do debate a respeito do tema no mês da Consciência Negra.

“Refletir historicamente sobre memórias que foram silenciadas é importante para reforçar a noção de uma consciência ética e racial. A política de memória propõe esse resgate histórico, pensando também o ensino para fazer com que seja apresentada na educação. Precisamos debater a literatura africana e afro-brasileira e as formas de inserção dessas temáticas em sala de aula”, comentou.

história e ensino2

Já a professora Márcia Milena Galdez, que ministrou a palestra “Literatura Negra nas Escolas: Conceição Evaristo”, trouxe aos participantes aspectos a respeito da contribuição literária dos negros do Brasil, pontuando a diferença entre essa produção e a literatura branca. A palestrante destacou a escritora e intelectual Conceição Evaristo, que é negra, de origem humilde e autora de várias publicações literárias.

“Conceição Evaristo consegue escrever textos fictícios, mas que são sempre baseados na memória. A obra dela que escolhemos para aprofundar a reflexão é ‘Becos da memória’ que, assim como outras obras dela, traz a vivência das lavadeiras, pois ela é filha de lavadeira”, explicou.

A programação encerra com a mesa redonda “Produtos e Diagnósticos oriundos da PPGHIST”, coordenada pela Dra. Ana Lívia Bonfim Vieira e conta com os palestrantes Leonardo Chaves Leal, da Universidade de Coimbra; e Yuri Givago Alhadef, Mariana Sulidade e William Braga (todos do PPGHIST/UEMA).

história e ensino4

história e ensino5