UEMA certifica alunos do Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI)

Por em 22 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-22 at 11.23.50

Promover atividades gerontagógicas intergeracionais a fim de possibilitar a inserção de pessoas idosas na Universidade, proporcionando trocas de saberes com vistas a inserção social e melhoria da qualidade de vida é o eixo norteador da Universidade Aberta Intergeracional (UNABI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que certificou na noite de ontem (21) 44 alunos.

A solenidade de certificação aconteceu no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) – Campus Paulo VI. A mesa de honra contou com a presença do reitor, Gustavo Pereira da Costa; do pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda; do pró-reitor da PROGEP, Rômulo Travassos; da coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda de Oliveira Moura e da coordenadora da UNABI – Polo São Luís, Conceição Neiva Pacheco. Além de professores do Programa UNABI, diretores de Centro e de Curso, assessores, convidados e familiares dos alunos.

WhatsApp Image 2019-11-22 at 11.23.56

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou “o Programa UNABI é um Programa que promove a inclusão, que promove a dignidade da pessoa idosa. A UNABI tem a possibilidade de proporcionar a essas pessoas cheias de vida, ainda com muitos sonhos, e que queriam uma oportunidade de sair das suas casas e poderem conviver com outras pessoas, desenvolverem atividades acadêmicas, culturais, artísticas, por isso, no dia de hoje é uma festa, é uma celebração. E a Universidade Estadual do Maranhão se sente honrando e, ao mesmo tempo, muito feliz de poder entrar na vida dessas pessoas e promover aquilo que falta as vezes que é o respeito, a atenção, o cuidado e mostrar que ela é muito valiosa para o conjunto da sociedade”.

A concludente Maria da Anunciação Brandão Ferreira, oradora oficial da turma de formandos, disse: “A participação nesse Curso nos possibilitou fazermos parte de um movimento social voltado para idosos, com o intuito sempre de mostrar a importância do idoso dentro da sociedade. Ainda bem que temos a UNABI, da qual fazemos parte, que nos proporciona tantas coisas boas, muitos conhecimentos, em áreas diversas, troca de experiências incríveis. Somos hoje, idosos mais felizes e participantes da sociedade”.

WhatsApp Image 2019-11-22 at 11.23.53

O Pró-Reitor da PROEXAE, Paulo Catunda destacou, “para nós essa troca de saberes é muito importante. A Universidade cumpre o papel dela, está incentivando as pessoas, está fazendo com que as pessoas sonhem mais. Todos que passam pela UNABI tem novos objetivos, novas perspectivas de vida. Temos barreiras para ultrapassar, mas podemos afirmar que a UEMA está no caminho certo de desenvolver e continuar com a UNABI”.

A coordenadora do Polo São Luís, Conceição Neiva Pacheco afirmou, “é impossível transcrever em palavras o quão bom é assistir o crescimento de nossos formandos. Estamos realizando o fechamento de um ciclo que se iniciou com muito esforço e determinação, essa data, tão almejada e aguardada por cada um de vocês, é também um convite para entendermos que a velhice é um processo com inúmeras possibilidades de aprendizagem. Portanto, devemos continuar a desenvolver potencialidades que a idade não limita. O significado desse momento se torna evidente quando refletimos sobre a complexidade do envelhecimento. Quero frisar que vocês são motivo de orgulho, pois são exemplos de persistências para vencerem desafios e enfrentarem as problemáticas sociais que envolvem o mundo do idoso”.

WhatsApp Image 2019-11-22 at 11.23.54

A cerimônia da UNABI contou também com a apresentação musical do coral da UNABI, o coral oficial da UEMA.

O Programa UNABI é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e surgiu para atender as demandas localizadas nos municípios que contemplam os Campi da UEMA.

Por: Karla Almeida

Fotos: Fábio Abreu