UEMA comemora 50 anos do Curso de Agronomia

Por em 25 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-10-18 at 12.11.23A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza, nessa terça-feira (26), às 15h, no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio de um requerimento do deputado Estadual César Pires, a primeira cerimônia das comemorações dos 50 anos do Curso de Agronomia da Instituição, com a solenidade de lançamento do Selo alusivo a essa data.

As homenagens continuam na quinta-feira, dia 28, às 14h, no plenário da Câmara Municipal, com uma sessão solene, a convite do vereador Honorato Fernandes. E ainda no dia 28, às 19h, a universidade promove outro momento festivo em homenagem aos 50 anos do Curso de Agronomia, no auditório da FIEMA, no retorno da Cohama.

“Devemos ressaltar que foi o primeiro Curso de Agronomia do Estado do Maranhão, que, ao longo desses 50 anos, vem contribuindo com a formação de engenheiros agrônomos, fortalecendo, com isso, o setor agropecuário”, informa a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Ana Maria Araújo.

Para a professora Ana, esse jubileu de ouro é o momento de relembrar os primeiros passos do curso, para reencontros e fazer significativas homenagens às pessoas  que foram decisivas no processo de criação, os professores fundadores, ex-diretores, servidores e o corpo docente, pelo reconhecimento  e  contribuição que deram à Escola de Agronomia, atualmente Curso de Agronomia.

De acordo com o ex-reitor, professor do curso e coordenador do evento, José Augusto Oliveira, atualmente sob a nominação de Curso de Agronomia, como resultante da incorporação à estrutura da Universidade Estadual do Maranhão, a Escola de Agronomia continua sua luminosa trajetória, aglutinando esforços de dirigentes, professores e pesquisadores, gerando uma gama imensa de resultados, que valorizaram e valorizam a produção e os produtos da agricultura do Estado do Maranhão. “Esta instituição, portanto, tem um presente e terá um futuro, para os que hoje nela convivem e aos que amanhã vierem a fazer parte desta comunidade, outorga-se a tarefa da condução, ampliação e difusão de conhecimentos técnico-científicos na área agronômica que tanto necessita o Maranhão, com vistas ao seu desenvolvimento  socioeconômico”, declara José Augusto.

Sobre o Curso de Agronomia

A origem do Curso de Agronomia remonta ao final da década de 60 quando jovens profissionais, maranhenses e recém-formados na grande maioria, unidos em torno do ideal de construir uma base sólida capaz de enfrentar as grandes questões da agricultura maranhense, transformaram em realidade a Escola de Agronomia do Maranhão.

O ambiente político preconizava a renovação do cenário técnico-administrativo no estado, nos aspectos dos recursos humanos e métodos de trabalho. O setor primário, sustentáculo da economia maranhense constituía um importante prioridade, aliado a educação, saúde e a infraestrutura.

Criada a 03 de novembro de 1969, pela Lei nᵒ 3003, e regulamentada pelo Decreto nᵒ 4045, de 12 de dezembro do mesmo ano, como entidade autárquica estadual, com autonomia orçamentária, administrativa e didática, e sede em São Luís, a Escola de Agronomia do Maranhão recebeu autorização de funcionamento do Conselho Estadual de Educação em 30 de setembro de 1970 e foi reconhecida como instituição de ensino superior do Curso de Agronomia, em sessão plenária do Conselho Federal de Educação, no dia 30 de abril de 1974.

Em cumprimento a Lei nᵒ 3260, de 22 de agosto de 1972, passou a integrar a Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM). Posteriormente, por força da Lei nᵒ 4400, de 30 de dezembro de 1981, veio a constituir, com outras unidades de ensino superior, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), passando a denominação de Unidade de Estudos de Agronomia.

A atual nominação – Curso de Agronomia é uma decorrência da modificação estrutural experimentada pela UEMA, de acordo com o Decreto nᵒ 13.819, de 25 de abril de 1994. Vincula-se por aquele dispositivo ao Centro de Ciências Agrárias e, por intermédio de Departamentos Acadêmicos, Núcleos Técnicos e Fazenda Experimental, desenvolve as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área agronômica.

Texto: Alcindo Barros