UEMA concede título de Doutor Honoris Causa ao pesquisador português Boaventura de Sousa Santos

Por em 18 de novembro de 2019

feed_HcA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) concede, nesta terça (19/11), às 19h, no auditório da FIEMA, o título de Doutor Honoris Causa ao renomado pesquisador, poeta, escritor e sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

A outorga do título de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, é da tradição acadêmica da UEMA promover o reconhecimento de personalidades do mundo da ciência, das artes e da academia, pessoas que têm dedicado sua vida, sua obra à produção do conhecimento e contribuído para o avanço cientifico. “O professor Boaventura pertence a uma categoria rara daquilo que nós podemos chamar de um grande intelectual, de um grande pensador da era moderna e pós-moderna. Ter o professor Boaventura na galeria dos homenageados com o título de Doutor Honoris Causa, indiscutivelmente, é uma honra para qualquer universidade. A UEMA realiza nesta noite, essa outorga de título, ampliando a sua relevância acadêmica e institucional na medida em que traz para os seus quadros o valor, a dimensão, o tamanho da vida e da obra de Boaventura de Sousa Santos”, avalia o reitor.

Saiba mais sobre o homenageado

Boaventura de Sousa Santos é Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projecto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.