UEMA realiza palestra sobre História, Liberdade e Direitos Humanos com embaixador da Palestina

Por em 7 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-06 at 23.29.26A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio Assessoria de Relações Internacionais (ARI), realizou, nesta quarta (06/11), palestra “História, Liberdade e Direitos Humanos”, com o embaixador da Palestina e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben. A ocasião contou com representantes das pró-reitorias, coordenadores de programas de pós-graduação, diretores dos departamentos e docentes das áreas de História, Educação, Direito e Administração. Também estava presente a Assessora Especial do Vice-Governador do Maranhão e professora da Universidade CEUMA, Leuzinete Pereira da Silva.

“O embaixador nos trouxe uma visão do conflito no território palestino, um pouco da história, das impressões dele sobre o Brasil e a expectativa de estreitarmos os nossos laços de relacionamento. Naquilo que importa a UEMA tomarmos como objeto de interesse, de estudo dos nossos professores e alunos essa questão que não se resume apenas a um conflito isolado e sim global. Portanto, de interesse da humanidade. Uma visita muito promissora e que deixou a todos nós da Universidade muito impressionados com as possibilidades de estreitamento de laços institucionais com os estados árabes”, disse o reitor Gustavo Costa.

WhatsApp Image 2019-11-06 at 23.29.24Durante a palestra o embaixador destacou que “esse conflito não é entre judeus e cristãos, mas um conflito diplomático, geopolítico e econômico. O povo palestino sofre, desde 1917, um sistema de castigos coletivos, assassinatos, perseguições, destruição de casas e contaminação dos aquíferos”.

Ele, ainda, complementou: “foi um momento de compartilharmos conhecimentos e informações, onde expomos também a questão da palestina, de um povo que luta pela sobrevivência e que busca a paz, porque a paz é a única solução. Por uma Palestina digna e soberana”.

WhatsApp Image 2019-11-06 at 23.29.25 (1)O Embaixador palestino nasceu na Jordânia, filho de refugiados palestinos. Formado em Comunicação Social, Alzeben acumula praticamente 45 anos de atividade diplomática contínua na América Latina, já tendo servido em Cuba, Nicarágua, Peru, Bolívia, Colômbia e Paraguai.

Por Paula Lima

Fotos: Fábio Abreu