UEMA realiza sessão solene em comemoração ao Jubileu de Ouro da Escola de Agronomia

Por em 29 de novembro de 2019

WhatsApp Image 2019-11-29 at 13.02.58

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na noite de ontem (28), no auditório da FIEMA, a sessão solene em comemoração ao Jubileu de Ouro da Escola de Agronomia.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou em sua fala: “O que estamos fazendo aqui é celebrar a história, é resgatar a memória de pioneiros, homens, mulheres que ousaram sonhar, em tempos idos, e assumiram os desafios para muitos instransponíveis, mas que foi a força motriz de suas capacidades de trabalharem conjuntamente. A reunião daqueles que construíram essa trajetória constitui um grande farol para iluminar o futuro dessa Escola, dessa Universidade. Pois, o passado e o presente só tem sentido se nós olharmos para o futuro com esperança.

20191128204531_IMG_5936O homenageado Lourenço José Tavares Vieira da Silva, professor fundador e ex-diretor do Curso de Agronomia, no período de novembro de 1969 a maio de 1970, discursou e enfatizou, “hoje é um dia de júbilo, de celebrações e agradecimentos. De júbilo, porque presenciamos a nossa Escola de Agronomia chegar de maneira pujante aos seus 50 anos, contornando obstáculos e chegando ao mar do sucesso. É dia de comemorações, porque temos que festejar, chegar a essa data com a certeza de termos escolhido o caminho certo na missão conduzida. Dia de agradecimento, pois essa empreitada não foi feita isoladamente, mas em equipe, em conjunto”.

WhatsApp Image 2019-11-29 at 13.02.34

A solenidade foi marcada por uma série de homenagens para todos aqueles que fizeram e fazem parte do Curso de Agronomia. No primeiro momento, o reitor Gustavo Pereira da Costa, recebeu um troféu e certificado das mãos da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ana Maria Silva Araújo e da diretora do Curso de Agronomia, Ana Cristina Mendonça.

Posteriormente, as homenagens foram feitas por categorias. A primeira categoria “Personalidades que assinaram a Lei de Criação da Escola de Agronomia” teve os seguintes homenageados:

Na segunda categoria “Professores Fundadores” os homenageados foram:

20191128201605_IMG_5905

Na terceira categoria “Diretores de Curso” os homenageados foram:

E na categoria “In Memorian” os homenageados foram:

Na oportunidade, o evento contou também com a participação do Coral São João, sob a regência do professor Fernando Mouchereck.

Histórico do Curso de Agronomia

A origem do atual Curso de Agronomia remonta ao final da década de 60 quando jovens profissionais, maranhenses e recém-formados na grande maioria, unidos em torno do ideal de construir uma base sólida capaz de enfrentar as grandes questões da agricultura maranhense, transformaram em realidade a Escola de Agronomia do Maranhão.

Criada a 3 de novembro de 1969, Lei nᵒ 3003, e regulamentada pelo decreto nᵒ 4045, de 12 de dezembro do mesmo ano, como entidade autárquica estadual, com autonomia orçamentária, administrativa e didática, e sede em São Luís, a Escola de Agronomia do Maranhão recebeu autorização de funcionamento do Conselho Estadual de Educação em 30 de setembro de 1970 e foi reconhecida como Instituição de Ensino Superior do Curso de Agronomia, em sessão plenária do Conselho Federal de Educação em 30 de abril de 1974.

Em cumprimento a Lei nᵒ 3260, de 22 de agosto de 1972, passou a integrar a federação das Escolas Superiores do Maranhão – FESM. Posteriormente, por força da lei nᵒ 4400, de 30 de dezembro de 1981, veio a constituir, com outras Unidades de Ensino Superior, a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, passando a denominação de Unidade de Estudos de Agronomia.

A atual nominação – Curso de Agronomia é uma decorrência da modificação estrutural experimentada pela UEMA, de acordo com o Decreto nᵒ 13.819, de 25 de abril de 1994. Vincula-se por aquele dispositivo ao Centro de Ciências Agrárias e, por intermédio de Departamentos Acadêmicos, Núcleos Técnicos e Fazenda Experimental, desenvolve as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área agronômica.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira e Rafaela Mendes