V Simpósio Caxiense de Química é realizado no Campus Caxias

Por em 25 de novembro de 2019

IMG_2978 (4)O Campus Caxias realizou, de 20 a 22 de novembro, o V Simpósio Caxiense de Química (SIMCAQUI). Realizado por acadêmicos de Química da UEMA e do IFMA (Instituto Federal de Educação do Maranhão), o evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Raimundo Clécio Dantas Muniz Filho. O tema foi “As Fronteiras da Química e suas contribuições para o Desenvolvimento Sustentável”. Da programação constaram palestras, minicursos, mesas redondas, apresentações de trabalhos, sorteios e premiações.

“Agradeço de modo especial todos os inscritos. Lembro que o SIMCAQUI começou em 2015, quando fomos empossados professores adjuntos da UEMA e trouxemos na bagagem a vontade de trabalhar para o crescimento do curso de Química da instituição. Graças a Deus, aos nossos colegas professores e aos nossos alunos, as ideias deixaram o plano do papel e se tornaram realidade”, disse o coordenador do evento, Prof.Raimundo Clécio.

A palestra de abertura “Veneno de Sapos: Composição Química e Atividades Biológicas”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Gerardo Magela, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “O Brasil possui 720 espécies de anfíbios. 64% dos compostos aprovados pelo FDA – órgão americano que regulamenta a produção de medicamentos – são de origem natural e aí o Brasil se destaca por sua diversidade. Isso é feito na Química de Produtos Naturais”, explicou ele.

IMG_2942O professor investiga veneno de sapos há 8 anos e citou a espécie Rhinela gimi (sapo cururu) que, quando mordido por predadores, elimina o veneno. Nele foi encontrado um composto natural citotóxico que atua em células cancerosas de próstata e rim. Outra espécie, Rhaebo Guttatus, da Amazônia , é a única que joga veneno sem ser apertada.

Ainda foram discutidos temas como: O Ensino de Ciências e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva’; A Utilização de Óleos não Convencionais na Indústria Alimentícia; Mulheres na Ciência”;  Contribuição da Química Para o Estudo do Patrimônio Arqueológico; Utilização de Métodos Computacionais Para Elucidação de Problemas de Ordem Química; Saneantes Domissanitários: Ensaios Físicos e Químicos; Introdução à Eletroanalítica.

O acadêmico do IFMA Campus Codó, Erisvaldo Silva de Oliveira, comentou sobre o evento: “A importância é a socialização dos vários trabalhos apresentados. Podemos discutir sobre as pesquisas e resultados obtidos, apesar de produzidas em instituições diferentes. Além de ver o que ainda não desenvolvemos, e o colega já desenvolveu”.

IMG_3147Na avaliação do professor Clécio Dantas, o V SIMCAQUI deu bons resultados: “Tudo engradeceu a formação dos participantes. Nos sentimos felizes pois a cada ano o SIMCAQUI consegue se solidificar”.

Em diversas salas, apresentações de trabalhos com duração de 10 minutos eram avaliadas por dois professores . No final, houve uma pontuação. Os premiados foram:

Físico-Química: Daniele Andrea Pereira; Ensino: Ramon Sales Araújo Analítica/Orgânica/Inorgânica: Gleydson Diniz Cardoso

Por Emanuel Pereira