Acadêmicos de Colinas realizam o projeto Hort UEMA

Por em 10 de dezembro de 2019

HortUema 4Acadêmicos do curso de Enfermagem do Campus Colinas da Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com a comissão da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), realizaram o projeto Hort UEMA, cujo objetivo foi realizar o resgate de conhecimentos contemporâneos sobre o uso de plantas medicinais, baseados em levantamentos etnofarmacológicos pelos discentes, além de desenvolver uma horta medicinal sustentável com as plantas utilizadas pelos alunos.

Assim, após estudos e entrevistas sobre o conhecimento dos alunos sobre plantas medicinais, foi realizado a escolha das plantas para o plantio da horta.

HortUema 5Segundo a Diretora do Campus Colinas, Cícera Borba, o trabalho permitiu aos acadêmicos uma associação do conhecimento empírico e cientifico. “O estudo permitiu a integração entre a universidade e as comunidades, e não só despertar cuidados com a saúde, mas também o interesse em usar e preservar a flora e, ainda, esclarecer equívocos existentes no que se refere ao emprego terapêutico de plantas medicinais no cuidado à saúde”, disse ela.

A montagem da horta ocorreu com a participação dos alunos que auxiliaram no preparo da terra, na escolha e no plantio das espécies de plantas medicinais. Alguns materiais foram reutilizados para confecção de jarros de plantas, de bancos, como os pneus, as garrafas pets foram utilizadas para montagem da horta vertical e palitos de picolé foram utilizados para confecção de placas com a identificação das plantas.

E como estratégia para sensibilizar a comunidade acadêmica e a população de Colinas para utilização correta das plantas medicinais, o estudo finaliza com a inauguração da horta e apresentação de palestras pelos acadêmicos participantes da pesquisa afim de proporcionar o fortalecimento do uso das plantas medicinais.

HortUema 2