Alunos da UEMA Campus Pinheiro participam de aula guiada no Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Por em 16 de dezembro de 2019

2_page-0001

Alunos do Curso de Pedagogia do Campus Pinheiro participaram, de 12 a 15 de dezembro, de uma aula guiada ao Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.

O objetivo da aula guiada foi oportunizar uma prática pedagógica investigativa aos estudantes, que puderam ter contato com paisagens e sítios arqueológicos compostos por pinturas rupestres e grafismos sobre os paredões areníticos, além da reflexão sobre a necessidade de comunicação e a importância dos registros feitos pelos primeiros povos que pisaram em solo Sul- Americano há milhares de anos.

A ideia surgiu durante as aulas da disciplina Linguística Aplicada ao Ensino, ministrada pela professora Andréa Patrícia Lins Silva. A professora e alunos abriram vários pontos de discussão e reflexão relacionados à importância e necessidade de comunicação entre os seres humanos, bem como as diversas formas de linguagem e língua utilizadas para este fim. Assim, foi pensada a visita aos locais onde os primeiros habitantes da América do Sul pisaram a fim de contemplar um dos meios de comunicação utilizados e refletir sobre este legado histórico e cultural.

“É louvável essa oportunidade dada aos estudantes pela Universidade de vivenciarem situações complementares à sua formação. Isto tem também a ver com busca por respostas para questões inquietantes da nossa sociedade a fim de compreendê-la melhor e atuarmos nela. Essa viagem foi uma forma de proporcionar aos estudantes a compreensão prática destes e de outros  pontos”, declarou a professora Andréa Lins.

5_page-0001

3_page-0001