Eu-social: Juventude em ação

Por em 5 de dezembro de 2019

Projeto desenvolvido no Campus Caxias

Imagem1

Com o intuito de ressignificar o cotidiano do público juvenil, tendo em vista a sua forma de fazer história, dando ênfase às diversas temáticas que implicam nas questões sociais, a aluna Hortência Lays de Nobre, acadêmica do Curso de Ciências Sociais – Campus Caxias, com a orientação da professora Cleia Maria Lima Azevedo e colaboração de três alunos voluntários do Curso de Ciências Sociais, Melcides Maciel Brito dos Santos, Jessye Khayanne Tavares Lima e Paulo Henrique Ferreira Soares estão desenvolvendo o projeto de Extensão “Eu-social: Juventude em ação”.

No contexto atual a juventude é um dos temas de grande importância que é discutido dentro das Ciências Sociais, e precisa ser olhado com bastante respeito e particularidade, lançando um olhar para seus gostos, esportes, músicas e suas problemáticas cotidianas.

De acordo com a aluna Hortência Lays de Nobre “o projeto, como atividade formativa, permite que os jovens aproveitem as atividades para seu próprio desenvolvimento pessoal, criando impacto na forma como compreendem o mundo, respondendo positivamente na família, na escola e nos demais espaços sociais. Na instituição escolar o projeto dialoga com a disciplina de Sociologia”.

E concluiu, “os jovens se mostraram abertos às atividades, a maioria deles se comportou de forma participativa, fizeram suas pontuações sobre questões que ocorrem na realidade social”.

A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com estudos bibliográficos e questionamentos, como possibilidade de dar voz para esses jovens, utilizando debates, vídeos e músicas que pudessem suprir as necessidades juvenis e atingir os objetivos propostos no projeto.

O projeto já está sendo desenvolvido há um ano e foi renovado no edital PIBEX- 2019/2020.

Por: Karla Almeida