II Simpósio de Bioética e Biossegurança da UEMA acontece amanhã


Por em 5 de dezembro de 2019



banner oficial_page-0001

Acontece amanhã (6), a partir das 9h,  no Auditório do Curso de Biologia, o II Simpósio de Bioética e Biossegurança da UEMA, evento promovido pelo Curso de Ciências Biológicas, Laboratórios vinculados ao Departamento de Biologia e ao Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca (LABOAq, LABIMOL e LABPEA).

O evento tem como tema “O papel da Bioética e da Biossegurança na formação do profissional”  e objetiva debater a importância da Bioética e Biossegurança na formação profissional.

Podem participar alunos e professores de cursos de Graduação e Pós-graduação que desenvolvem pesquisa científica em laboratório e de campo.

A inscrição pode ser feita no local do evento. A taxa de inscrição custa R$ 5 e mais 1 kg de alimento não perecível. O alimento será doado para o Hospital do Câncer Aldenora Belo.

Confira a programação 

MANHÃ

9h às 10h –  Um Ensaio Sobre a Ética no Tubo de Ensaio/ Prof. César Henrique de Paula Borralho (IFMA)

10h às 11h – Princípios Bioéticos na Experimentação Animal: papel do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA)/Prof. Rafael Cardoso Carvalho (UFMA), Presidente CEUA/UFMA; profa. Alana Lislea de Sousa (UEMA), Presidente do CEEA da UEMA.

11h às 12h – Princípios da bioética em estudos de monitoramento ambiental/Profa. Débora Batista Pinheiro Sousa (UFMA)

TARDE

13h às 14h – Filme

14h às 15h – Biossegurança em laboratórios de Genética/ Profa Lígia Tchaicka (UEMA) e equipe do LABMOL/UEMA

Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: Referência para proteção da biodiversidade de peixes na região amazônica/ Prof. James Werllen de Jesus Azevedo (UFMA)

15h às 16h – Biossegurança em Biotecnologia: uma abordagem sobre a legislação brasileira/Profa. Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta e equipe do LABOAq/UEMA

Princípios Bioéticos em pesquisas de Ecotoxicologia Aquática/ Josielma Silva (UEMA)

16h às 17h – Biossegurança em pesquisa com peixes/ Prof. Jadson Pinheiro Santos (UEMA)

 

Por Débora Souza



Últimas Postagens