Professor da UEMA lança livro “Justiça Infame: crime, escravidão e poder no Brasil imperial”

Por em 3 de dezembro de 2019

Flyer WhatsAppProfessor do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão, Dr. Yuri Costa, lançará livro “Justiça Infame: crime, escravidão e poder no Brasil imperial” no dia 06 de dezembro, às 19h, no Espaço AMEI (São Luís Shopping).

A obra analisa representações das elites sobre escravos na segunda metade do século XIX e a influência de fatores políticos sobre o Poder Judiciário imperial. O livro tem como pano de fundo o estudo de um crime ocorrido em 1876, em São Luís, Maranhão, atribuído à senhora Ana Rosa Viana Ribeiro, personagem rica e casada com um influente político. O suposto assassinato de uma criança escravizada de oito anos, levou à prisão e à acusação da senhora pelo Tribunal do Júri.

O lançamento contará com atração cultural e com a mesa de diálogo “A Justiça no Brasil: dimensão histórica e atualidade”, que analisará a Justiça brasileira no século XIX e os desafios de sua estruturação, refletindo sobre os usos do Judiciário pelas elites daquele contexto e as projeções desse quadro para os dias atuais.

Participarão do debate, além do autor, a historiadora Regina Helena Martins de Faria e o defensor público estadual Jean Nunes, todos professores universitários no Maranhão.

Capa 1