Professores e acadêmicos da UEMA são contemplados no Prêmio FAPEMA 2019

Por em 6 de dezembro de 2019

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (1)Foi realizada na noite desta quinta-feira (05), no Teatro Arthur Azevedo, a solenidade de entrega do Prêmio FAPEMA 2019, cujo intuito foi valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores, inventores e profissionais de comunicação com atuação de destaque no Estado. As mais importantes instituições de nível superior estavam presentes entre os finalistas, entre elas a Universidade Estadual do Maranhão.

Em sua 15ª edição, o Prêmio homenageou a Professora e Pesquisadora Terezinha Rêgo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Farmacêutica e Bioquímica, com doutorado em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Ela, que aos 85 anos, segue sua dedicação à pesquisa científica, à frente do Herbário Ártico Seabra. “Trata-se do reconhecimento do trabalho pioneiro, iniciado há mais de cinquenta anos, no âmbito da fitoterapia”, explicou o diretor presidente da Fapema, André Santos.

Ainda de acordo com André Santos, “a Fapema como um órgão de fomento faz muito bem em premiar aquelas pesquisas, que são o diferencial a cada ano em todas as áreas das ciências. Todos os pesquisadores estão de parabéns, todas as pesquisas premiadas, bem como aquelas que foram indicadas”.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (2)A UEMA conquistou os prêmios nas categorias: JOVEM CIENTISTA (Área de Ciências Humanas, Sociais e Linguística, Letras e Arte), com o pesquisador Vanderson Viana – orientador Prof.Ademar Terra; PESQUISADOR SÊNIOR (Área de Ciências Agrárias), Profa.Záfira Almeida; e a aluna do Campus Caxias, Ana Paula Nunes, ficou em 2º lugar na categoria PRÊMIO POPVÍDEO CIÊNCIAS, com a orientadora Profa.Joseane Maia.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (8)“É um prêmio que representa o grande encontro da ciência maranhense, de pesquisadores de todas as instituições. Uma festa que exalta o esforço de pesquisas que no Maranhão é muito significativo para as universidades, para nossas instituições. E um adicional é o fato de termos professores e alunos da nossa Universidade concorrendo, alguns vencedores em algumas categorias. Isso muito nos honra, mostra o nível que a UEMA tem hoje. Entendo que essa festa da ciência é o que mais nos motiva e dá a esse prêmio essa dimensão tão importante”, disse o reitor Gustavo Costa.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (3)Para a acadêmica Ana Paula, do curso de Letras, “é uma honra receber uma premiação tão importante para a ciência. Estou muito feliz. Sem palavras para descrever esse momento”.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (7)Ainda teve um momento especial voltado à homenageada da noite. Terezinha Rêgo se emocionou. “Essa homenagem me enche de alegria. Prêmios como esses devem ser incentivados e terem vida longa, pois se trata do reconhecimento do fazer acadêmico-científico, um reconhecimento à vontade de desenvolvimento de projetos que podem melhorar a vida em comunidade, o coletivo, o humano”, afirmou a pesquisadora.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (4)A programação cultural ficou por conta da apresentação da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale, dirigida pelo maestro Edson Cosmos. A orquestra abriu o concerto com o tema “Pisa na fulô” de João do Vale.

WhatsApp Image 2019-12-06 at 14.19.34 (6)

O Prêmio FAPEMA Terezinha Rêgo 2019 agraciou 50 pesquisadores entre proponentes e orientadores nas categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial FAPEMA. Os pesquisadores premiados receberam, além de prêmio em dinheiro, troféu oficial do concurso e certificado.

Por Paula Lima

Fotos: Luis Paulo