UEMA participa do lançamento do Edital Centelha

Por em 20 de dezembro de 2019

IMG_3100A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou nesta quinta-feira(19) da solenidade de lançamento do Programa de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha Maranhão. O lançamento aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, no Centro Histórico de São Luís.

O objetivo é disponibilizar módulos de aprendizado para a comunidade acadêmica, oferecer suporte financeiro, e oferecer a conexão com empresas e empreendedores, para a constituição de novos negócios.

O vice reitor da UEMA Walter Canales Sant´Ana, juntamente com o presidente da Fapema, André Santos , o secretário de Ciência e Tecnologia Davi Telles e representantes  do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Uniceuma, do Centro Universitário Undb e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), efetuaram o lançamento on line do edital.

“Um projeto importante que vai dar a oportunidade para que os nosso alunos e pesquisadores façam inovação, façam o empreendedorismo tão necessário no nosso país. Nós temos indicadores de artigos científicos, de pesquisas onde o Programa Centelha vai  dar um suporte necessário para para essa ação.Tenho certeza que nossos pesquisadores terão exito em aumentar os índices de inovação e empreendedorismo no Maranhão,” ressalta o vice reitor da UEMA, Walter Canales.

Durante a programação também foi apresentada a palestra: Inovação e Desenvolvimento Econômico pelo secretário Davi Telles e duas pesquisas que viraram negócios como a Toxic Free e a Biofluid.
Para o presidente da Fapema, André Santos, o Edital Centelha traz novas perspectivas de unir  a pesquisa que se faz nas universidades com a indústria, a  inovação e a tentativa de promover produtos . ” O público alvo são as instituições de ensino superior e o objetivo é a pesquisa em negócio. O Centelha é voltado para os nossos pesquisadores  e no edital estão descritos as áreas temáticas, quem pode participar e todos os detalhes necessários para que um projeto possa se encaixar . O Centelha incentiva dois tipos de negócios inovadores: os gerados por pesquisa ou inovação tecnológica  e os gerados para demandas de empresas estratégicas maranhenses. Serão contemplados até 33 projetos , onde cada um receberá suporte técnico e um orçamento de até 53.000 reais,”afirmou.

A submissão de propostas das ideias inovadoras podem ser feitas a partir desta sexta (20/12) e se encerram no dia 20 de março do próximo ano. Confira o edital completo  aqui

EMLz2bEWsAAz9NA