UEMA promove programa de educação a distância para apenados


Por em 27 de dezembro de 2019



divulgação SEAP

divulgação SEAP

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a UEMAnet em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária- SEAP dará inicio em Abril de 2020 ao primeiro programa de formação para  apenados mulheres e homens. A formação será em conjunto com a Universidade Aberta do Porto- Portugal com o apoio da plataforma digital  ON@PRIS, que integra o campus digital EDUCONLINE@PRIS.

“O objetivo desse programa é ir além do acesso seguro a cursos conferentes de grau acadêmico e de extensão universitária. A maior meta a ser alcançada com a criação da EDUCONLINE@PRIS é promover a inclusão digital através do uso das tecnologias de informação,  comunicação e capacitar os destinatários para o empreendedorismo e mecanismos de criação de autoemprego, enquanto instrumentos de inclusão social, “ressalta a coordenadora geral da UEMAnet Ilka Serra.

O programa visa desenvolver competências digitais para uma cidadania ativa dos internos do sistema carcerário maranhense. E, assim, garantir o direito de acesso à educação que todo cidadão tem, no cumprimento do respeito pelos direitos humanos dos indivíduos, privados ou não de liberdade.

“Todo material utilizado no programa é produzido por especialistas da Universidade Aberta do Porto com grande experiência na área. As aulas serão coordenadas pelo Uemanet com o uso da sua infraestrutura tecnológicas e com a participação de tutores que serão selecionados para essas formações,”conclui a coordenadora.

A UEMA oferece desde 2017 em sua plataforma de educação cursos de formação em parceria com a SEAP, mas esta é a primeira experiência no Maranhão envolvendo as duas universidades e a SEAP. As aulas serão semipresenciais e cada curso terá a duração em média de dois ou três meses . Os cursos oferecidos são:

– Cidadania Ativa e Participação;

– Literacia Financeira e Empreendedorismo;

– Literacia para a Saúde;

– Competências para a comunicação e a relação humana e Competência e cidadania digital

Por Priscila Abreu



Últimas Postagens