UEMA realiza II Workshop de Formação de Gestores

Por em 3 de dezembro de 2019

IMG_6047A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realizou nesta terça-feira (03), o II Workshop de Formação de Gestores. Com o tema “A cultura e suas Reverberações no Ambiente Universitário”, o evento faz parte das ações do Programa de Formação de gestores e é desenvolvido por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação.

O II Workshop tem como objetivo principal compreender a complexidade do conceito de cultura e suas múltiplas dimensões e reverberações no ambiente da instituição. Durante o evento foram discutidos elementos da cultura, traços culturais, inteligência cultural, entre outros.

IMG_6032“Nosso principal objetivo é primeiro capacitar os gestores para que compreendam e para que estejam preparados nas suas ações diárias, é oferecer uma formação digna para que possam exercer com qualidade, com responsabilidade, suas atribuições. E cultura é um tema altamente relevante, que gera impacto na tomada de decisões, nas ações e nos projetos institucionais, ou seja é um modulo no qual vai possibilitar uma reflexão sobre as ações feitas e as que serão realizadas daqui para frente na UEMA”, afirmou o Coordenador de Desenvolvimento e Capacitação da PROGEP, Tiago Cardoso Ferreira.

O evento foi ministrado pelo palestrante Carlos Ronchi, que é Mestre em Administração. Consultor de empresas com atuação na área de qualificação e desenvolvimento gerencial, Ronchi também é professor de Graduação e Pós-Graduação e escritor.  Para Ronchi é possível mudar a cultura através da mudança do modelo mental.

“Começamos mudando o nosso modelo mental para a partir dessas mudanças começar a entender a cultura. É a partir do nosso entendimento sobre a cultura que começamos a desenvolver processos gerenciais, estruturais, organizacionais, que se coadunam com a missão de cada instituição, de cada organização”, explicou ele.

Sobre o Programa de Formação de Gestores

O Programa de Formação de Gestores formulado com base no levantamento de necessidades de treinamento realizado entre os meses de março e maio de 2019, no âmbito da Universidade.

O Programa é composto por dez módulos que serão realizados online e por meio de workshop presenciais, ao longo do ano de 2020.

Além das certificações por módulo, o gestor que concluir 75% da carga horária do programa receberá a certificação do Programa de Formação de Gestores da UEMA com carga horária de 400 horas.

Por Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa