UEMA realiza III Seminário do PROFMAT

Por em 5 de dezembro de 2019

IIIseminárioprofmat2

A coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede da UEMA iniciou na manhã desta quinta-feira (05), o III Seminário do PROFMAT.

Com o tema “Formação, avaliação e produção de conhecimentos sobre os processos de ensinar e aprender Matemática”, a programação do evento conta com palestras, minicurso, seções técnicas, apresentação de projetos de pesquisa.

Durante o evento serão apresentados os elementos formadores das atividades acadêmicas e científica do primeiro Mestrado de Matemática com foco no ensino de Matemática Básica.

“O seminário é um espaço para apresentar para a comunidade acadêmica os trabalhos de pesquisa dos alunos em fase de elaboração de dissertação, além das produções de professores, pesquisadores e alunos de graduação em matemática. É onde a gente socializa as pesquisas em andamento”, disse o coordenador do PROFMAT, João Coelho Silva Filho.

A coordenadora do evento, professora Celina Amélia da Silva, destacou que o evento é uma oportunidade para refletir sobre a formação de professores. “O seminário é momento também para que possamos refletir sobre o nosso papel enquanto formadores, refletir sobre principalmente o ensino de matemática na educação básica, que é o principal pilar do PRFMAT-UEMA”, afirmou a professora.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra, destacou a importância do PROFMAT-UEMA.IIIseminárioprofmat1 “Esse Programa de Pós-graduação faz toda a diferença para o estado, pois sabemos do problema da matemática básica no Brasil, e com a formação de professores podemos diminuir essa problemática. E momentos como esses são importantes para se discutir várias questões e a temática da avaliação é muito atual e necessária, pois são através desses instrumentos que podemos diagnosticar e traçar novas diretrizes para os cursos”, disse a pró-reitora.

A palestra de abertura “Limites e possibilidades do uso dos resultados das avaliações externas” foi ministrada pela professora Georgyanna Andrea Sila Morais, que falou sobre as intencionalidades e implicações das avaliações para a organização do trabalho pedagógico.