UEMA reúne com Ministério Público e TCE/MA para conhecer métodos de virtualização de documentos e tramitação eletrônica de processos

Por em 19 de dezembro de 2019

IMG-20191219-WA0021

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), reuniu, hoje (19), com o Ministério Público (MP/MA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) para conhecer os métodos e sistemas utilizados pelos órgãos nos procedimentos de virtualização de documentos e tramitação eletrônica de processos. A reunião integra uma extensa agenda da PROPLAD de planejamento e pesquisa para implantação do gerenciamento administrativo digital na IES.

De acordo com o pró-reitor da PROPLAD, Roberto Serra, a UEMA anseia pela gestão virtual de todos os processos que tramitam o ambiente acadêmico e administrativo e, como parte desta missão institucional, implantou em 2016 o Sistema Integrado de Gestão (SIGUEMA).

“O SIGUEMA tem gerado grande impacto na vida de alunos, professores e servidores com a redução do consumo de papel, a facilidade na localização e preservação dos documentos, a institucionalização da comunicação interna eletrônica e modernização de processos ligados ao Ensino, funcionando como uma extensão da sala de aula numa plataforma digital”, disse.

Os próximos passos são também a digitalização de todos os arquivos de valor histórico à Universidade, bem como a virtualização de todos  processos administrativos a serem tramitados, a exemplo: requisições de diárias e passagens e processos licitatórios e de pagamentos.

Na ocasião, o Promotor e Diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Marco Antônio Amorim, falou da “importância da parceria entre setores públicos na criação e compartilhamento de tecnologias que os tornem transparentes”. Para a Coordenadora de Orçamento e Finanças do MP, Tatiana de Paula, “a UEMA é uma universidade visionária e que vive uma busca incessante para tornar a tecnologia parte facilitadora”.

Segundo o Gestor Operacional do Sistema Digidoc do MP, Danilo Araújo, “a tecnologia é uma importante aliada e a UEMA ambiciona grandes passos rumo à modernização e virtualização de seus processos”.

Com a implantação, estima-se a eliminação de grande parte do volume documental, pois haverá controle virtual de sua validade, preservação e segurança, resultando em redução de custos com armazenamento e recuperação, economia de tempo de análise e acessibilidade instantânea por meio de buscas indexadas por chaves de pesquisa, interligando os mais diversos setores administrativos em um mesmo documento.

IMG-20191219-WA0022

IMG-20191219-WA0020