XIX Seminário de Pesquisa e Práticas Educativas no Ensino de História acontece no Campus Caxias

Por em 9 de dezembro de 2019

IMG_3768

Professores e acadêmicos do curso de História realizaram, nos dias 5 e 6 de dezembro, o evento considerado o mais antigo do departamento de História e Geografia: o “XIX Seminário de Pesquisa e Práticas Educativas no Ensino de História”. O tema foi “Cultura histórica escolar: diálogos entre a História e seu ensino”.

A professora Raimunda Barros Borba, criadora do seminário, falou na abertura: “É uma tarefa árdua realizar um seminário destes. Mas somos lutadores. Não foi só a professora Dudu, foi o curso, com professores e alunos, durante 19 anos, que levamos esse seminário adiante. Temos que ter esse elo de apoio com os colegas professores de outras instituições, trazer sua sabedoria, compartilhar com a gente. Aproveitem, a UEMA é nossa mãe. Tragam questões novas para dialogar, participem. Estou me afastando, vou me aposentar por questão de saúde, mas se precisarem de mim, é só chamar”, disse.

A palestra de abertura “Políticas Educacionais e seus desafios” foi do Prof. Dr. Dilmar Kistemacher, da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Campus Codó: “Acredito que existem três momentos para se debater políticas educativas no Brasil. O primeiro é o do acesso; o segundo é pensar em padrões de qualidade para a educação e o terceiro é que o direito à educação deve ter outra forma. Devem existir padrões curriculares e políticas que garantam – levando-se em conta a ação de uma justiça distributiva – que grupos sociais com maior dificuldade participem da escola pública, gratuita, obrigatória e laica”.

IMG_3866 O coordenador do evento, professor Fernando Sampaio, falou: “As oficinas, palestras, minicursos, mesas redondas, visam que os acadêmicos tenham um conhecimento sobre a prática pedagógica, e neste ano também tratamos da gestão escolar. Em todas as atividades o foco é a prática e o ensino de História, principalmente as ações desempenhadas por nossos alunos durante as disciplinas de Estágio e de Prática”.

As atividades foram divididas em quatro eixos, no auditório e diversas salas do Campus: “Práticas curriculares no ensino de História”; “Estágios supervisionados no ensino de História”; “História e memória” e “História e Educação”. Apresentações orais, com o auxílio de slides, eram analisadas por um professor que tecia considerações no final. Em um dos corredores acadêmicos expuseram banners e deram explicações.

William Gomes, aluno do 3º período do Curso de História, comentou sobre a contribuição do evento: “Foi relevante para nós, historiadores, e aos graduandos em geral. As palestras, relatos de experiências escolares e de gestão. Tivemos percepção do diálogo entre pesquisa, prática e ensino de História. Um evento tradicional que vem crescendo e espero que venham mais com novas temáticas”.

IMG_3945

A acadêmica do 7º período de Pedagogia da UFMA Campus Codó, Denice Araújo opinou: “Fomos convidados para colaborar. Além de apresentar nós aprendemos com os trabalhos da casa. Hoje todas as temáticas foram fundamentais para meu auto conhecimento”.

IMG_3896

Por Emanuel Pereira