Acadêmicos pesquisadores da UEMA Campus Caxias são aprovados na 4ª Escola de Física Experimental da UFRJ e no Mestrado acadêmico de Física

Por em 31 de janeiro de 2020

Foto 31-01-2020 10 20 18Mateus Silva Rêgo e Jailson Silva dos Santos, ambos concludentes do curso de Física Licenciatura 2019.2, da UEMA Campus Caxias, foram aprovados na 4ª Escola de Física Experimental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde a mesma ofertou somente 30 vagas. A seleção foi por meio de cartas de recomendações elaboradas pelos professores do CESC-UEMA, carta de interesse do candidato e histórico acadêmico (mérito acadêmico).  A escola iniciará dia 03 de Fevereiro de 2020 e se estende até dia 08 do mesmo. Além disso, a escola custeou as passagens aéreas (ida e volta), alojamento em Copacabana e traslado na cidade.

As atividades propostas incluem realização de experimentos nos laboratórios de pesquisa do IF – UFRJ e palestras plenárias sobre temas atuais de física experimental oferecidas por professores do Instituto que atuam diretamente em diversas áreas experimentais. Os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa durante uma sessão de pôster.

Mateus apresentará sua pesquisa realizada no CESC-UEMA, juntamente com parceria e colaboração do IFPI, intitulada: COMPORTAMENTO DE OXIDAÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL FERRÍTICO AISI 409 A ALTAS TEMPERATURAS EM ATMOSFERA DE ARGÔNIO. Jailson apresentará sua pesquisa também realizada no CESC-UEMA, juntamente com parceria e colaboração do IFPI e a Universiti Teknologi Malaysia, intitulada: EFEITOS DAS CONDIÇÕES DE PIRÓLISE NO PREPARO DO CARVÃO ATIVADO DE COCO BABAÇU, sendo ambas pesquisas orientada pela professora Dra. Maria Fátima Salgado, do curso de Licenciatura Plena em Física, do CESC-UEMA.

Além disso, Mateus e Jailson foram aprovados no mestrado acadêmico de Física, sendo Mateus aprovado na Universidade Federal do Piauí e Jailson na Universidade Federal de Pelotas.

“As escolas de verão são de extrema importância, para nossa carreira acadêmica, como também profissional, pois o contato com outras instituições, conhecendo novos professores, como também a pesquisa local, isso é uma oportunidade única e enriquecedora, é importante ressaltar que os pilares da educação são: a extensão, a pesquisa e o ensino”, disse Mateus Rêgo.