Reitor recebe diretoria da Academia Maranhense de Ciência

Por em 21 de janeiro de 2020

IMG_7574

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, recebeu, ontem (21), na sala de reuniões da Reitoria – Campus Paulo VI, alguns membros da Academia Maranhense de Ciências (AMC) que retomou suas atividades com uma nova diretoria, e tem como presidente o professor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UEMA, Henrique Mariano.

A visita teve o intuito de apresentar os novos membros da AMC. Além disso, durante a reunião, foram abordadas propostas e ideias, bem como foram debatidas ações conjuntas entre UEMA e AMC que possam fortalecer a comunidade científica, com a possibilidade de traçar juntos o caminho a ser percorrido para o incentivo da Ciência e Tecnologia no estado do Maranhão.

DSC_0019Na oportunidade, o presidente da AMC, Henrique Mariano destacou, “a função básica da AMC é incentivar a discussão sobre Ciência. Discutir temas de relevância científica e interesse da sociedade, por meio de encontros e conferências, realizados a partir da colaborações de Universidades, Instituições de Ensino e Fomento para o desenvolvimento da Ciência. Portanto, estamos aqui para uma aproximação com a Universidade, no intuito de sermos parceiros”.

De acordo com o reitor Gustavo Pereira da Costa, “o caminho que está sendo adotado é extremamente relevante para o desenvolvimento de trabalhos de sustentação das nossas ideias. Essas ações representam uma justificativa perante o coletivo e a construção para o bem da sociedade científica do Maranhão. A sociedade precisa da nossa contribuição. A retomada das atividades da AMC corresponde as expectativas para o crescimento da Ciência do Maranhão. Estou muito animado e desejo ver as coisas se materializarem”.

A AMC foi criada, em 2008, pela FAPEMA, com intuito de reunir professores e pesquisadores que tenham produção científica de relevância no meio acadêmico maranhense. Entres os objetivos da AMC está o de contribuir na elaboração e implantação de grandes projetos como a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, qualificação do ensino, ensino profissionalizante e fixação de pesquisadores.