UEMA divulga resultado do PAES 2020

Por em 17 de janeiro de 2020

Maioria dos classificados são egressos  de escola pública

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou na tarde desta sexta (17) a lista de aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2020).

A lista de aprovados foi entregue oficialmente pela presidente da Comissão do PAES, Cristiane Pestana, ao reitor Gustavo Costa, na Reitoria, com a presença de gestores da UEMA e de membros da Assessoria de Concursos e Seletivos da Reitoria (ASCONS).

Neste vestibular, cerca de 96,68% das vagas foram preenchidas. Vale destacar que 75,23% das vagas do PAES 2020 foram preenchidas por candidatos oriundos de escola pública.

“Essa quantidade de egressos de escola pública classificados demonstra a vocação da nossa Universidade em entender a necessidade de formação educacional em todos os níveis e para todos indistintamente. A UEMA cumpre com parte de sua missão em receber novos estudantes, é sempre um desafio para as universidades públicas brasileiras ampliar as oportunidades de acesso. Com todas as dificuldades que as universidades públicas passam atualmente, nós continuamos nosso plano institucional de ampliar oportunidades. Nos últimos 5 anos, nós aumentamos em 36% a oferta de vagas em cursos de graduação, seja presencial ou a distância, o que mostra que a nossa instituição está e permanecerá comprometida com a formação dos maranhenses”, disse o reitor Gustavo Costa.

Confira a lista dos aprovados  em https://www.paes.uema.br/?p=1627

Matrículas de calouros

A matrícula de calouros do primeiro semestre de 2020 acontecerá no período de 27 a 31 de janeiro. O início do período letivo 2020.1 está marcado para 3 de março.

PAES 2020

Novamente, o PAES teve um número expressivo e inscritos,  com 66.746 candidatos maranhenses e de outros estados, que concorreram a 4.030 vagas da UEMA e 910 vagas da UEMASUL.

O curso mais concorrido do PAES 2020 é o Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública – CFO- PMMA (Feminino), com 432 candidatas por vaga. Outro curso que está entre os mais disputados é o de Medicina do Campus Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal.

PAES 2020 exclusivo para Pessoas com Deficiência CFO PMMA e CBMMA

A UEMA, em cumprimento a decisão judicial, em caráter liminar de antecipação de tutela recursal, exarada nos autos do Agravo de Instrumento n.º 0808491-46.2019.8.10.0000, está com inscrições abertas, exclusivamente, para pessoas com deficiência que irão concorrer a 4 vagas do Curso de Formação de Oficiais, sendo 2 vagas para PMMA e 2 vagas para CBMMA.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro, no site  https://concursos.uema.br/. A primeira etapa acontece dia 8 de março e a segunda etapa em 29 de março.  Já o resultado está previsto para 30 de abril.

Por Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho