Alunos de Enfermagem de Grajaú participam de palestra sobre a mente humana

Por em 11 de fevereiro de 2020

Foto GrajaúA professora Maria Juliana, do Campus de Grajaú, organizou, recentemente, uma importante palestra, com o tema “A relação da Enfermagem com a Psicologia”, ministrada pela psicóloga Yvelta Rêgo. O evento teve como público alvo, os estudantes do 4º período de Enfermagem.

O evento aconteceu nas dependências da própria universidade e teve como objetivo apresentar aos alunos a relação da enfermagem com a psicologia, demonstrar o desenvolvimento e o comportamento do homem como norteadores de sua saúde mental, identificar os fatores que levam os profissionais de enfermagem a adquirirem transtornos psicológicos, tendo como consequência o trabalho, e reconhecer os transtornos psicológicos mais comuns dos enfermeiros.

A aluna do 4ª período de Enfermagem, Brenda Martins dos Santos, declarou que em duas semanas a professora Maria Juliana dos Santos Cortez, com maestria, levou os discentes ao estudo da mente humana, com aulas interativas. “As mais diversas teorias foram estudas sobre o assunto, além dos principais conceitos da psicologia. É imprescindível para o profissional que tenha noções básicas de como a mente humana funciona, para que assim consiga assistir de forma holística o paciente, buscando reintegrá-lo ao seu estado natural de saúde”, explica.

A estudante ainda relatou que é importante citar o autoconhecimento como um dos pontos necessários nessa profissão, pois cada vez mais se ver o adoecimento dos profissionais da saúde, que muitas vezes se dá pela falta de conhecimento sobre as patologias que podem acometer a mente humana.

“É muito fácil ser atingido por algo que se desconhece ou conhece em partes. Por isso, torna-se relevante o estudo da mente humana na Enfermagem, prevenindo e tratando de forma humanizada o adoecimento mental”, esclarece a aluna.

Texto: Alcindo Barros