Informe Meteorológico Especial: Chuvas na Ilha de São Luís em 30 de janeiro


Por em 3 de fevereiro de 2020



O Laboratório de Meteorologia (LABMET) do Núcleo Geoambiental da UEMA (NUGEO) vem a público informar sobre as fortes chuvas ocorridas em São Luís e municípios adjacentes no dia 30 de janeiro, que alcançou excepcional concentração entre 13h e 14h, chegando a 53 mm de precipitação pluviométrica.

As fortes chuvas foram originadas de um Aglomerado Convectivo provocado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Figura 1

Aglomerado Convectivo provocado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com destaque para a região de São Luís. Fonte. INPE/CPTEC.

Essas chuvas causaram impactos que foram, imediatamente, sentidos pela sociedade na forma de alagamentos, congestionamentos das vias públicas etc.

Em São Luís, foram afetados muitos bairros, com destaque para aqueles localizados próximos ao Cohatrac, Cohama e Tirirical. No município de Paço do Lumiar, elevadas precipitações foram observadas nas áreas do Maiobão, Epitácio Cafeteira e Vila São José. Ainda na divisa do município de São Luís e São José de Ribamar, as chuvas causaram transtornos, principalmente, nos bairros da Cidade Operária, Cidade Olímpica e Jardim América.

Além das precipitações, houve ocorrência de várias descargas atmosféricas (raios), em decorrência do processo de formação e do tipo de nuvem (cumulonimbus).

As informações sobre a distribuição e intensidade das chuvas na Ilha de São Luís foram coletas de postos pluviométricos de vários órgãos (CEMADEN, INMET e LABMET), as quais após processadas e analisadas foram disponibilizadas de forma direta pelo Laboratório de Meteorologia (LABMET) para instituições, a exemplo da Defesa Civil e a imprensa; além de serem publicadas no site do LABMET (www.nugeo.uema.br) proporcionando o amplo acesso para os diversos setores da sociedade.

Figura 4

Posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no dia 30/01/2020. Fonte. INPE/CPTEC 

Figura 3

Distribuição horária da chuva (mm) do dia 30/01/2020, observada na estação meteorológica no Campus Paulo VI (UEMA) em São Luís. Fonte. NUGEO/UEMA. 

Figura 2 (1)

Densidade da chuva (mm) do dia 30/01/2020, na Ilha de São Luís. Fonte. NUGEO/UEMA. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Últimas Postagens