UEMA divulga resultado do seletivo PROFITEC e do Vestibular EaD Especial

Por em 14 de fevereiro de 2020

IMG_7595A Universidade Estadual do Maranhão divulgou, hoje (14), a lista dos aprovados do Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial de Cursos Superiores de Tecnologia (PROFITEC) e do Vestibular EaD Especial.

A entrega das listas foi feita pela assessora de Seletivos e Concursos (ASCONS), Cristiane Pestana, ao reitor Gustavo Costa e ao vice-reitor Walter Canales. Estiveram presentes os membros da comissão dos seletivos, a coordenadora do UEMANet, Ilka Serra; o coordenador do PROFITEC, Lúcio Campos, coordenadores dos cursos do PROFITEC, e o assessor especial da Reitoria, Antônio Pereira.

O percentual de preenchimento das vagas do seletivo PROFITEC foi de 100% e do Vestibular EaD Especial chegou a 99,44% de vagas preenchidas.

“Com esse resultado, estaremos recebendo 390 novos estudantes a partir de março. É a Universidade promovendo a ampliação das oportunidades de acesso, com uma perspectiva inclusiva. Uma universidade que se aproxima cada vez mais dos maranhenses. Receber esses novos estudantes também nos dá a exata dimensão da importância da nossa instituição para o desenvolvimento humano, social e econômico do estado do Maranhão”, disse o reitor Gustavo Costa.

Para o coordenador Lúcio Campos, a perspectiva é que esses cursos contribuam para o desenvolvimento local das cidades onde serão ministrados. “É um resultado surpreendente. As 210 vagas do PROFITEC foram preenchidas, sendo que quase 83% delas por egressos de escolas públicas, isso significa que a comunidade comprou a ideia. Esperamos que esses cursos implantem uma infraestrutura local e que contribuam para que as cidades onde irão funcionar se desenvolvam ainda mais”, comentou.

Já o vice-reitor Walter Canales, um dos idealizadores do PROFITEC, comentou que os novos cursos irão preparar os profissionais para o progresso maranhense.”O PROFITEC é uma iniciativa da universidade que visa a atender a população do interior do estado que tem uma vocação para o lado tecnológico. Nós temos uma vasta vocação para formação de professores, mas, na área de tecnologia, ainda não. No momento que houver mais progresso tecnológico no estado, já teremos mão de obra preparada”, pontuou.

Em relação aos cursos a distância que funcionarão em três novos municípios, a coordenadora Ilka Serra acredita que  o estado tem cumprido sua missão. “Por uma proposição que veio dos próprios municípios, estamos levando o Ensino Superior a esses lugares que possivelmente teriam a UEMA presencialmente, se não tivesse os cursos a distância. Um sucesso para o estado do Maranhão que cada vez mais cumpre sua missão com o processo educativo”, ressaltou.

O início das aulas dos programas está previsto para 21 de março.

SELETIVO PROFITEC

Cerca de 1.426 candidatos se inscreveram no seletivo do PROFITEC para disputar 210 vagas dos Cursos de Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Gestão de Qualidade e Tecnologia em Design de Interiores.

A prova foi realizada nas cidades de Grajaú, Caxias, Santa Inês, Timon, Bacabal e São Bento.

O Curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Caxias foi o mais concorrido, com 10,86 candidatos por vaga.

Confira as listas dos aprovados:

Lista Sistema Universal Profitec

Lista Reserva de Vagas para Negros e Indígenas Profitec

VESTIBULAR EAD ESPECIAL

Já o Vestibular EaD, foram 643 inscritos. Os candidatos concorreram a 180 vagas nos de Cursos de Administração Pública, Tecnologia em Gestão Comercial, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Pedagogia.

O vestibular EaD ocorreu nos municípios Bequimão, Grajaú e São Domingos do Azeitão.

Confira as listas dos aprovados:

Lista Sistema Universal Vestibular EAD

Lista Reserva de Vagas para Negros e Indígenas Vestibular EAD