Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA é apresentada durante Workshop em Bacabal

Por em 12 de março de 2020

roberto

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (Marandu) foi apresentada, nesta quinta (12), para professores e alunos do Campus Bacabal durante I Workshop Científico dos Cursos de Graduação do CESB. O tema foi explanado pelo Pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof.Roberto Serra, e pelo Diretor Executivo da Agência, Prof.José Ribamar Morais.

A Marandu é um instrumento moderno cuja finalidade é promover definitivamente a aproximação da Universidade com o mercado, superando um hiato histórico existente no relacionamento entre esses atores, e assim contribuir com oportunidade de investimentos, pesquisas, produtos e soluções inovadoras para o desenvolvimento dos setores público e privado, não apenas do Maranhão, mas do país como um todo, promovendo competitividade diferenciada a empresas e organizações governamentais, qualificando a atividade industrial e de prestação de serviços, elevando-as a patamares de excelência.

“A Política de Inovação Tecnológica da UEMA é gerida pela Marandu, de modo a nortear internamente a produção científica e tecnológica, promovendo a segurança do conhecimento gerado, de modo que se torne utilizável pelos setores produtivo, público e sociedade em geral”, explicou o Prof.Morais.

De acordo com o Prof.Roberto Serra, “a Agência atua também na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado ou na Universidade, ou em parcerias com os setores público e privado, orientando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações”.

A iniciativa, ainda, oferece apoio a professores, alunos e funcionários na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como tornar público para a sociedade maranhense o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da UEMA.

O empreendedorismo universitário é incentivado por meio da oferta de suporte técnico, suporte gerencial e formação complementar ao empreendedor; oferta de mentorias, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e de treinamentos específicos, que o tornará instrumento de geração de trabalho, renda e de produção científica diferenciada.

A MARANDU, trabalha também o desafio de promover a transferência de tecnologia aos setores privado, e público, preocupando-se em que referidas tecnologias, promovam diferenciais competitivos e sejam fontes geradoras de negócios inovadores, adicionando às nossas empresas a condição de entidades de excelência e de padrões técnicos mundiais.

marandu

plateia2