Biblioteca do Campus Caxias é reaberta após reforma

Por em 16 de março de 2020

IMG_5586Na manhã desta segunda-feira (16), a Biblioteca do Campus Caxias foi reaberta após reforma. Alunos, professores, equipes do protocolo e escolaridade, diretores de Curso, gestores e chefes de departamento participaram do evento.

“Agradecemos a presença dos alunos e gestores. No dia 4 de dezembro tivemos um problema no teto da Biblioteca e hoje a estamos devolvendo aos nossos alunos. A questão do teto foi sanada; a parte de pintura também; recebemos mais cadeiras, vamos receber mais computadores. Chegou uma remessa de livros para o Curso de Física e aguardamos mais para outras áreas”, disse a Diretora do Centro, Professora Jordânia Pessoa.

De acordo com a professora Márcia Santos, “temos que abraçar essa causa com carinho. A Biblioteca é um espaço ímpar da instituição. Esperamos que vocês providenciem suas carteiras para fazer as pesquisas. Isso serve para construirmos essa universidade, que é democrática, e trazer à sociedade caxiense toda a oportunidade de acesso ao conhecimento. Vocês são protagonistas desse conhecimento”.

IMG_5616O Bibliotecário do Campus, Wilberth Raiol, se pronunciou: “Pedimos que usem esse espaço e tenham zelo por ele. Agora temos 27 cabines para pesquisa individual. Com relação às multas, foi elaborado um documento que as retirou durante esse período. Os alunos devem nos procurar para que essas retiradas sejam efetivadas. Aproveitem, a Biblioteca é fundamental no processo de formação de vocês”.

Wilberth também citou que houve melhoras com a reforma. O acervo, cerca de 8 mil títulos(entre monografias e livros) e mais de 23 mil exemplares, está todo higienizado. A Direção se esforçou para que a entrega da Biblioteca ocorresse antes do que se imaginava, e a reabertura foi no início do período letivo. A Biblioteca Virtual também está funcionando normalmente e há o Repositório, onde as monografias ficam digitalizadas. O horário de funcionamento é de 8h as 21h30, sem intervalo para almoço.

O acadêmico do 5º período de Física, Wesley Sousa, se manifestou: “Ver a reabertura da Biblioteca é interessante. Temos uma necessidade imensa de todo o conteúdo bibliográfico que ela tem. Passar um determinado tempo sem isso; iniciar as aulas sem ter essa infraestrutura era bastante dificultoso para nós. Essa reabertura facilita a assimilação dos conteúdos”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira