Calouros são acolhidos para o período 2020.1 no Campus Caxias

Por em 2 de março de 2020

IMG_4792Nesta segunda (02/03), foi realizada a acolhida dos alunos aprovados no vestibular da UEMA. Eles vão iniciar as atividades acadêmicas no semestre 2020.1. A recepção foi no Auditório Leôncio Magno.

A Diretora de Centro, Jordânia Maria Pessoa, apresentou aos alunos os Diretores de Cursos que serão ministrados pela manhã (História, Química, Ciências Biológicas e Física). Chefes de departamento e outros professores também compareceram. Ela apresentou também a assistente de Centro, professora Maura Rodrigues, secretários de curso, e as equipes da Escolaridade, Protocolo e Biblioteca. Em seguida foi solicitado que os aprovados em cada Curso ficassem de pé para serem aplaudidos. Acadêmicos representantes das Atléticas Asgaard (História) e Guaraúna (Biologia) foram à acolhida.

A Diretora do Campus disse: “Sejam bem-vindos à Universidade Estadual do Maranhão. Em nome do nosso Magnífico Reitor, Gustavo Costa, acolhemos vocês. A UEMA está de portas abertas. Entrem no site da instituição. Com a matrícula vocês têm acesso ao SIGUEMA. Façam o login e a senha. Lá encontrarão as normas acadêmicas. Leiam sobre seus direitos e deveres. Também poderão acessar declarações, históricos e comprovantes de matrículas”.

O Diretor do Curso de Física, professor Paulo Amorim, também dirigiu-se aos novos acadêmicos: “Desejo boas vindas e digo que vocês são bons. Bons porque passaram por duas etapas duras do nosso vestibular. Vocês não estão aqui à toa. Quero lembrar a todos: Não vamos nadar para morrer na praia. O aluno faz todo um esforço para entrar na Universidade, os pais ficam felizes pela conquista e alguns fraquejam por causa de alguma disciplina. Estudar não é fácil. O estudo é uma árvore com raízes amargas e frutos doces. Ter disciplina não é apenas ser bem comportado. Vocês estão se preparando para a vida. É preciso tratar o outro com amor, carinho e respeito. E não se acanhem, conversem com os professores para resolver algum problema. Peguem com garra seus cursos. Parabéns!”.

IMG_4789O professor Deusiano Bandeira, diretor do Curso de Ciências Biológicas, falou: “Bem-vindos. Aqui vocês vão se deparar com professores qualificados (mestres, doutores). Cada curso tem sua finalidade na sociedade. O de Biologia, por exemplo, está repleto, pois a UEMA eleva a capacidade de seus acadêmicos”.

O psicólogo Luís Fernando Rocha, convidado pela UEMA, fez uma palestra com o tema “Faça dar certo”. Ele discorreu sobre motivação, administração do tempo; bem estar; auto-estima; relacionamento; prática de crescimento pessoal e estudantil.

“Estar numa universidade pública não é fácil. Isso é para quem realmente se dedicou, se esforçou. A questão agora não é apenas concluir o curso, mas ser o melhor lá fora; conseguir os lugares profissionais que vocês almejam. Somos capazes de qualquer coisa; às vezes isso não acontece porque nosso esforço é pequeno. O sonho nos move e ele está ligado à esperança”, explicou o profissional.

O psicólogo prosseguiu: “É bom lembrar de nossas origens. O pais abdicam de muita coisa para ter um filho na universidade. É um período que exige muito da pessoa, mas tenham um tempo para vocês toda semana. Façam uma pausa nos estudos e cuidem da espiritualidade, da mente. O pensamento tem um poder muito grande sobre nossa vida; tenham pensamentos positivos. Cuidem do cérebro, ele não existe apenas para aprender. Nele está toda a riqueza de nossa vida. Não adianta ter um corpo bonito e uma mente adoecida”.

Após a recepção os Diretores de Cursos tiveram uma conversa mais específica com os alunos aprovados. Para o restante do dia estavam programadas as recepções dos alunos dos cursos vespertinos (Geografia, Letras e Pedagogia) e noturno (Matemática).

Por Emanuel Pereira