Coordenadoria de Qualidade de Vida alerta comunidade acadêmica sobre o Covid-19


Por em 2 de março de 2020



feed-coronavírus

O Brasil teve o primeiro caso confirmado do Vírus COVID-19 (Coronavírus) no Estado de São Paulo, no último dia 27 de fevereiro. No sentido de prevenir e orientar a comunidade acadêmica da UEMA sobre o vírus, a Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Coordenadoria de Qualidade de Vida, de forma concisa, compartilha e alerta sobre os procedimentos quanto ao Coronavírus.

O que é  CORONAVÍRUS ?

É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937.No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Como o coronavírus é transmitido ?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.Qualquer pessoa que tenha contato próximo(cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal através de secreções contaminadas, como:

* gotículas de saliva;

* espirro;

* tosse;

*catarro;

*contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

*contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Em caso de dúvidas, procurar orientação médica.

Fonte: Ministério da Saúde

 



Últimas Postagens