Encontro Pedagógico 2020 é realizado no Campus Caxias

Por em 3 de março de 2020

IMG_4825O Campus Caxias realizou, em 02/03, o Encontro Pedagógico 2020, cujo tema foi “Inovação: os Caminhos da UEMA na atualidade”. Com a presença da Diretora do Campus, Jordânia Pessoa, e professores de vários cursos, o evento mostrou que é preciso superar situações de crise produzindo uma universidade forte. Para isso são necessários requisitos que incentivem a inovação e a pesquisa científica e tecnológica para potencializar alunos e professores para a criação de projetos que beneficiem a sociedade maranhense.

“Estamos aqui para tentar entender essa dinâmica que estamos vivendo, tanto nas questões econômicas quanto políticas”, disse A Diretora do Campus, Profa.Jordânia Pessoa.

Na ocasião, foi ministrada a palestras “Redimensionando os Pilares de Sustentabilidade da UEMA” pelo Pró-Reitor de Planejamento e Administração da UEMA, Prof. Dr. Antônio Roberto Coelho Serra. “Caxias tem uma postura atenta aos tempos e movimentos da Universidade. Desde 2015, quando desencadeamos nosso plano de desenvolvimento institucional, percebemos que alguns papéis na universidade precisavam ser revistos. Sabemos que há uma indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Mas será que não existem outras razões de ser da universidade? Trago informações para ampliarmos essa visão”, destacou ele.

Ele complementou: “A inovação veio para ficar. Ela dá vazão ao conhecimento. Teremos que romper muitos guetos e culturas. Um dos elementos chave para isso é a internacionalização. Não há dúvida que ela é necessária para a universidade. Outro elemento é a sustentabilidade nessa estrutura. Esses pontos não encontram muito espaço porque Pesquisa, Ensino e Extensão são feitas com muita dificuldade. Várias medidas foram tomadas para racionalizar a gestão. Outro quesito é o dos espaços, que nós classificamos, e eles precisam ser compartilhados. Todos precisam se envolver nisso”.

IMG_4838O Prof Dr. José de Ribamar Silva Soares explanou sobre a Marandu – a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA, onde ocupa o cargo de Diretor Executivo: “A inovação não é um tema novo, mas agora vem ocupando os palcos de interesse. O principal motor de nossa agência, que tem o nome originado do tupi-guarani, é colocar nossa ciência no mercado. Com ela vamos buscar recursos através de parcerias e melhorar o relacionamento interno. A sociedade depende desse saber. O conhecimento industrial vem das universidades”.

Ainda aconteceu a palestra sobre “Política de Inovação na UEMA”, com  a Profa. Dra. Heloísa Gomes Medeiros, Assessora Especial da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA: “O que caracteriza a inovação é seu uso social, sua implementação. Não é fácil; é preciso ideia e investimento. Existe um modelo chamado “Hélice Tríplice” que trabalha com a Indústria, a Universidade e o Governo. A empresa visa o lucro e a universidade não conhece o “chão de fábrica”. Por isso o benefício da parceria. Hoje há uma legislação voltada para a inovação”.

Ela concluiu dizendo:”A Agência Marandu é ligada à Reitoria e possui três coordenações: Propriedade Intelectual, Parceria e Empreendedorismo. Existem medidas que estimulam a inovação, tais como: a UEMA pode ser sócia de uma empresa; a criação de uma bolsa estímulo à inovação; o afastamento de um professor para que se dedique a uma empresa; a propriedade intelectual e seu sigilo (um dos critérios para requerer essa propriedade é a novidade)”.

Por: Emanuel Pereira.