Professor e alunas da UEMA desenvolvem projeto de extensão em escola pública de São Luís

Por em 30 de março de 2020

Imagem1A atuação dos educadores do ensino fundamental no âmbito da educação brasileira em nossos dias, sofre influências, principalmente, do contexto socioeconômico e das políticas educacionais concretamente implementadas.

Diante dessa realidade, o professor Marcos Roberto do Curso de Filosofia presencial da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), juntamente com duas alunas do 6º período do Curso de Medicina Veterinária, uma bolsista e uma voluntária, desenvolveram o projeto intitulado “FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas séries iniciais da rede pública no município de São Luís na escola Antônio Vieira”.

O trabalho de extensão foi apoiado pelo Edital PIBEX da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE da UEMA e teve o objetivo de contribuir para a formação humana e interdisciplinar dos estudantes e professores da rede pública do Ensino Fundamental da cidade de São Luís, na escola Antônio Vieira.

De acordo com o professor Marcos Roberto, “foram feitas atividades com a finalidade de avaliar como estava o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos em sala de aula. A aplicação de um questionário revelou diversas informações e uma roda de leitura de textos despertaram a opinião crítica dos mesmos”.

“Além disso, com o projeto de extensão buscamos fazer uma interdisciplinaridade de conhecimentos, ao trabalharmos metodologias juntos aos professores da escola pesquisada no intuito de discutimos uma “Ética dos animais” ou o conceito de consciência e sensibilidade animal”, destacou o professor Marcos Roberto.

Por Karla Almeida