Programas de Pesquisa da UEMA são contemplados com o Edital Nº 002/2019 da FAPEMA

Por em 2 de março de 2020

DSC_0080 cópia
Docentes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) obtiveram aprovação e classificação de 51 propostas submetidas ao Edital nº 002/2019 – Universal da FAPEMA. O edital tem como o objetivo fomentar o desenvolvimento científico tecnológico e de inovação através da linha de ação “Mais Ciência”, e no âmbito do programa “Mais Pesquisa”.

Pesquisadores de instituição de ensino superior e/ou pesquisas públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Maranhão são o público alvo do edital , que considera as faixas A,B,C para a submissão de propostas, sendo os valores máximos de 50.000; 20.000,00 e 12.000 por proposta para cada faixa , respectivamente.

As propostas aprovadas e classificadas por docentes da UEMA contemplam 18 na faixa A, 20 na faixa B e 13 na faixa C, captando o valor total de 1.301.324,69. Entre estas, 38 foram submetidas por docentes de Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da UEMA.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação, profa. Rita Seabra, estes dados refletem a qualidade das propostas aprovadas e a competência dos Programas de Pós Graduação na captação de recursos para as pesquisas com impacto direto na formação de recursos humanos e melhoria dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação para o Estado do Maranhão.

“De igual modo e não menos importante destacamos que a aprovação por parte dos docentes ainda não inseridos na pós-graduação, irá possibilitar um incremento na produção cientifica permitindo sua inserção em programas de Pós-Graduação em um futuro próximo,” ressalta.

O edital objetiva fomentar o desenvolvimento cientifico, tecnológico e de inovação no Estado do Maranhão, mediante o apoio a projetos de pesquisas cientificas, tecnológicas e de inovação nas diferentes áreas do conhecimento: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, engenharias, letras, linguística e artes.

“Observa-se pelos resultados alcançados neste edital e nas edições anteriores, uma maior diversificação das áreas de conhecimento, demonstrando claramente que a nossa Universidade vem crescendo em diferentes áreas. A UEMA parabeniza aos contemplados e agradece a todos os docentes que submeteram propostas a persistir uma vez que tivemos propostas bem avaliadas e recomendadas, mas não classificadas dado o montante de recursos financeiros disponíveis no edital,” conclui.