Projeto Audiovisual da UEMA resgata as relações de memória e Identidade em São Luís
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de março de 2020

“Acreditamos que conhecer é o primeiro passo para preservar. A produção de um documento audiovisual é, portanto, um registro importante de resgate e memória. A equipe foi muito colaborativa, mostraram-se interessada e empolgada com o projeto da pesquisa e com o resultado a ser produzido”, ressaltou a coordenadora do projeto, prof.ª Rose Panet.
Para essa ação foram utilizados os métodos bibliográficos, documentais, a observação sistemática e comparativa das imagens fotográficas e audiovisuais visualizadas (fotoelicitação). No momento do contato com as imagens foi realizado o registro audiovisual do resgate das memórias de quem viveu as transformações urbanas e sociais.

Entre os resultados obtidos, se encontra um documento audiovisual que está à disposição da comunidade acadêmica e da sociedade ludovicense.
A professora Rose Panet é cidadã franco-brasileira, doutora em Antropologia, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA e cineasta. Realizou o documentário “Manuel Bernardino: o Lênin da Matta”, narrado por Zeca Baleiro e o c u r t a – m e t r a g e m “Amniogênese”, além de 16 filmes etnográficos. Foi a primeira mulher no Maranhão a roteirizar e dirigir um filme de longa-metragem financiado pelo Fundo Setorial de Audiovisual da ANCINE.
Por Priscila Abreu