UEMA promove Bate-papo sobre Mulher e Sociedade


Por em 11 de março de 2020



IMG_7624
Como forma de discutir o papel da mulher na sociedade, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, realizou nesta terça (11/03) um bate-papo sobre o tema “Mulher e Sociedade – Lugar de Mulher é onde ela quiser”.
A mesa do evento contou com a presença das professoras da UEMA Antônia Márcia, Vivian Aranha e com a professora Clara Amaral Membro do Coletivo Mulheres Angoleiras de Upaon-Açu.
“Trouxe para essa tarde elementos que são os alguns dos motivos pelos quais existe a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, principalmente quando se trata das funções que homens e mulheres exercem. Quando a gente estimula os meninos desde a infância com jogos de competição, ao mesmo tempo estamos preparando para um futuro onde é preciso conquistar seu espaço.Já nao fazemos o mesmo com as meninas ao influenciá-las a brincar de casinha. Somos influenciados pelo meio que se vive, a nossa criação, pelos estimulos que recebemos dentro de casa,”afirma a professora Vivian Aranha.
Durante o evento foram discutidas temas como: empoderamento feminino, mulher e o mercado de trabalho e violência contra a mulher. A tarde contou também com a apresentação musical do Coletivo Mulheres Angoleiras de Upaon-Açu.
Para a professora Antônia Márcia, vivemos num ambiente patriarcal, em todos os momentos. ” Desde cedo eu aprendi com a minha mãe e com os meus irmãos a me defender sempre,. A luta é grande para esse empoderamento e o meu se dá através da cultura, quando eu pego o berimbau para tocar, cantar em público, conquistar o meu lugar,”ressalta.

IMG_7621



Últimas Postagens