UEMA realiza o IV Encontro de Coordenadores da UNABI


Por em 13 de março de 2020



WhatsApp Image 2020-03-13 at 13.24.53A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou na manhã desta quinta-feira (12), no auditório do curso de Biologia, a abertura do IV Encontro de Coordenadores do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (UNABI).

Com o tema “Entre Nós: dividindo experiências e somando aprendizados”, o evento tem como objetivo promover trocas de experiências entre os coordenadores de todos os campi da UNABI/UEMA. Durante o evento estão sendo promovidas palestras, painéis e oficinas, que visam fomentar habilidades e competências para lidar com a pessoa idosa, sem preconceitos ou discriminações, possibilitando aos coordenadores ampliação de seus conhecimentos.

“São inúmeros os desafios para favorecer um desejável protagonismo das pessoas idosas, por isso somos cientes que devemos nos capacitar para utilizar metodologias específicas e ativas que valorizem as experiências e histórias de vida desses alunos. Por isso realizar esse tipo de evento é necessário para pensarmos na melhoria contínua do programa”, pontuou a coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda.

O Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda falou sobre importância de eventos para o planejamento de ações. “Esses encontros, com trocas de experiências, para saber o que está sendo feito em outros campi, são essenciais para o melhor andamento do processo, reavaliar o projeto, bem como apresentar o planejamento das atividades para o ano de 2020”, disse.

WhatsApp Image 2020-03-13 at 13.24.52O reitor Gustavo Pereira da Costa destacou a relevância da UNABI na sociedade. “Esse programa tem como objetivo assegurar às pessoas idosas autonomia, inserção na sociedade, nas instituições e principalmente uma participação ativa. A UEMA se orgulha por proporcionar esse encontro de gerações e essa troca de conhecimento na nossa universidade. O evento tem esse sentido e a UNABI se fortalece e a sua missão se torna cada vez mais desafiadora”, afirmou.

Durante a abertura do evento foram realizadas as palestras “Dignidade da pessoa idosa na perspectiva intergeracional”, ministrada por Crismédio Vieira Costa, sociólogo especialista em envelhecimento humano, e “Espiritualidade: o segredo do bem viver”, ministrada terapeuta ocupacional Maria José Rios, professora da UNABI.  A abertura do evento contou ainda com a apresentação do Coral da UNABI.

O evento será realizado até esta sexta-feira (13).

Por Polyana Bittencourt

Fotos: Rafaela Mendes



Últimas Postagens