Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA promove a aproximação da Universidade com o mercado

Por em 14 de abril de 2020

logo original-01A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (Marandu) surgiu com o intuito de promover definitivamente a aproximação da Universidade com o mercado, contribuindo com oportunidade de investimentos, pesquisas, produtos e soluções inovadoras para o desenvolvimento dos setores público e privado.

De acordo com o Diretor Executivo da Agência, Prof.José Ribamar Morais, “a Política de Inovação Tecnológica da UEMA é gerida pela Marandu, de modo a nortear internamente a produção científica e tecnológica, promovendo a segurança do conhecimento gerado, de modo que se torne utilizável pelos setores produtivo, público e sociedade em geral”.

Além disso, a Agência também atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado ou na Universidade, ou em parcerias com os setores público e privado, orientando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações.

A iniciativa, ainda, oferece apoio a professores, alunos e funcionários na elaboração de projetos em parceria para melhor gerenciar as relações com os setores empresariais, bem como tornar público para a sociedade maranhense o impacto e os benefícios das inovações guiadas pela ciência desenvolvida pelos pesquisadores da UEMA.

Por Paula Lima