“Com apoio do Governo Estadual, conseguimos manter o pagamento de bolsas e auxílios referentes ao mês de março”, diz reitor Gustavo Costa.

Por em 20 de abril de 2020

WhatsApp Image 2020-04-20 at 15.37.38Mesmo com o impacto financeiro negativo por causa da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em um esforço que contou com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, decidiu por manter o pagamento de todas as bolsas e auxílios referentes ao mês de março de 2020.

“Nós conseguimos manter o pagamento de todas as bolsas e auxílios, de todas as modalidades, tendo como argumento principal a característica socioeconômica dos nossos estudantes em todo Maranhão. É uma forma de proteção social para esses estudantes no enfrentamento dessa grave situação sanitária e humanitária que estamos vivenciando. Podíamos ter interrompido as bolsas e auxílios  porque eles têm uma característica finalística e com a suspensão do calendário acadêmico, cessa a obrigação. Manter o pagamento das bolsas, mesmo diante da situação financeira terrivelmente afetada pelo coronavírus, é uma forma de garantir uma segurança social mínima aos nossos estudantes que fazem jus ao recebimento desses valores”, explicou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

As aulas presenciais da UEMA estão suspensas desde o dia 17 de março, isso ocasionou também a paralisação das atividades de extensão e pesquisa, estágio e monitoria.
“Mesmo que, no aspecto formal, os estudantes não tivessem o direito a receber as bolsas, a Universidade colocou o aspecto social acima dessa questão, mantendo os pagamentos”, reforçou o reitor.
Por Débora Souza