Especialização a distância da UEMA atualiza professores da rede pública sobre COVID-19

Por em 23 de abril de 2020

Vamos pensar sobre a Educação em Saúde Escolar no âmbito da pandemia COVID-19? Produzir conhecimentos, planejar ações pedagógicas e executá-las no Ensino de Ciências por Investigação e problematizar, juntamente com a Educação em Saúde no contexto escolar, potencializa as múltiplas ações de prevenção da doença pandêmica denominada COVID-19 (Doença causada pelo novo coronavírus).

Educar para a saúde no âmbito escolar amplia o espectro de ação dos protocolos preventivos indicados pelas agências de saúde Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde do Brasil (MS), Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e Secretarias de Saúde Municipais.

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criou e coordena o Curso de Especialização em Ensino de Ciências – Séries Finais do Ensino Fundamental / “Ciência é 10” ou “C10”. A referida especialização iniciou a capacitação de professores e professoras de Ciências das redes públicas estadual e municipal.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMANET), tem desenvolvido o trabalho de formação desses docentes numa perspectiva educativa em EaD.

A metodologia de ensino fundamenta-se no ensino de Ciências por investigação. Assim, os docentes são estimulados a produzirem conhecimentos didático-pedagógicos que fomentem a investigação em sala de aula pensando a pesquisa e a construção/reconstrução de conhecimentos científicos que se conectem com a realidade social e cidadã dos sujeitos. A ideia é estimular os estudandes do ensino fundamental a compreenderem a Ciência, sua produção e as contradições advindas desta produção.

Desta forma, o Ciência é 10 alia-se ao discurso preventivo da OMS / Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão com vista a promover a divulgação de informações científicas e corretas sobre a COVID-19. Mais de 400 professores de ciências das redes públicas estadual e municipal do Maranhão participam da formação sobre a pandemia de COVID-19.

A meta do componente sobre a pandemia é trabalhar a postura crítico-reflexiva dos cursistas em relação às notícias falsas “veiculadas pela internet e outros espaços comunicacionais”, informa Jackson Sá Silva, coordenador do curso.

“Cursistas devem perceber a importância da educação em saúde na COVID-19 e compreender que o ensino de ciências de perspectiva investigativa é um aliado na prevenção desta patologia infecto-contagiosa”, diz Jackson.