Grupo de Estudos de Dinâmicas Territoriais da UEMA faz mapeamento de casos da COVID-19 no Estado


Por em 20 de abril de 2020



WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.36.45O Grupo de Estudos de Dinâmicas Territoriais (GEDITE), do curso de Geografia e ligado aos Programas de Pós-Graduação em Geografia -PPGEO e Desenvolvimento Socioespacial e Regional -PPDSR, da Universidade Estadual do Maranhão está realizando o acompanhamento dos casos confirmados da COVID-19 no Estado, em especial na capital São Luís. Os dados são coletados a partir das informações do boletim diário disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o coordenador do grupo de estudos, Prof.José Sampaio Mattos Junior, a proposta tem como objetivo representar cartograficamente a espacialização das informações divulgadas, bem como identificar as localidades com casos confirmados do novo coronavírus.

Ainda de acordo com o professor José Sampaio, antes mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia, os pesquisadores do grupo já se dedicavam a estudar e discutir,internamente, a disseminação geográfica do novo vírus pelo mundo. “Quando a OMS declarou no dia 11 de março a pandemia, resolvemos fazer esse mapeamento da doença no Estado. Dessa forma, resolvemos também disponibilizar os mapas para ajudar na ampliação das informações sobre o COVID-19”, afirmou.

Participam da sistematização das informações os seguintes pesquisadores: Ronaldo Barros Sodré, doutorando em Geografia (UFPA); Igor Breno Barbosa de Sousa, Jessica Neves Mendes e Camila Jacinto Oliveira, mestrandos em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA); Raquel Pereira Santana Mendes, mestranda em Geografia; e Gabriel Costa da Costa, bolsista de Iniciação Científica do curso de Geografia da UEMA.

Todos os dados são coletados diariamente e disponibilizados, juntamente com os mapas no site oficial do GEDITE: www.gedite.com/covid-19.

E também na página do Instagram: @gedite_uema: https://instagram.com/gedite_uema?igshid=lzbgs5olom54.

WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.36.45 (1)

O GEDITE
O Grupo de Estudos de Dinâmicas Territoriais (GEDITE), que foi criado em 2010, possui discussões voltadas para as politicas públicas aplicadas no campo, com destaque para as politicas agrícolas e agrárias e suas contribuições para a Estrutura Produtiva Agrícola. O GEDITE estimula a promoção de eventos de caráter cientifico com o objetivo de difundir as pesquisas sistematizadas sobre a Política de Desenvolvimento Territorial.

Por Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens