Mais extensão: a Universidade a serviço de mudanças sociais

Por em 7 de abril de 2020

Projeto de Formação de Professores em Educação Especial da Rede Pública - Santo AmaroTransformar a realidade do estado através de atividades extensionistas: com esse objetivo corajoso, professores e acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão iniciaram em 2016, ações de extensão em diversos municípios maranhenses.
Os projetos foram selecionados através do edital “Mais Extensão”, programa institucional idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), que tem como propósito possibilitar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos extensionistas nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.
Projeto CADEIA PRODUTIVA DA OSTRA_Primeira CruzO “Mais Extensão” teve como inspiração o Plano “Mais IDH”, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, que visa melhorar a realidade social desses municípios. Assim, com o intuito apoiar as ações governamentais, o programa institucional da UEMA teve abrangência das três dimensões básicas do desenvolvimento humano: produção/renda, educação e saúde.
A primeira edição do Mais Extensão teve ações realizadas no período de julho de 2016 a março de 2018, alcançando um público de 3.964 pessoas. “O mais extensão é hoje um dos principais programas da UEMA em relação a atuar junto às comunidades e já realizamos bastantes avanços. Estamos atualmente trabalhando a solidificação do projeto, aumentando o valor, redefinindo eixos para que a gente alinhe cada vez mais com a política do Mais IDH, para ajudar no desenvolvimento dessas regiões”, destacou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda.
Para a professora do curso de Enfermagem Campus Caxias, Conceição de Maria Barros Moura, que coordenou dois projetos na primeira edição do Mais Extensão, o programa além de permitir a transformação da realidade local, possibilita ganhos acadêmicos imensuráveis. “Os benefícios são muitos, tanto para mim como docente, como para os alunos. Com as vivencias de campo os alunos bolsistas puderam conhecer melhor as necessidades e vulnerabilidades de nosso estado, e assim se preparar melhor para intervir de acordo com a realidade local. Para mim docente foi um momento rico e de troca de experiências, que serviu para aperfeiçoar meu trabalho em sala de aula e a melhorar minhas praticas de campo”, ressaltou a professora.
alunos de administra - timon - ações para melhoria do comercio localNúmeros
Primeira edição
Na primeira edição do “Mais Extensão” foram executados 42 projetos, que contaram com 41 coordenadores e 181 alunos extensionistas. O programa alcançou diretamente um público alvo de 3.964 pessoas e um impacto indireto em aproximadamente 50.000 pessoas, nos 20 municípios atendidos.
Novo edital
Na atual edição do Edital Mais Extensão, foram contemplados 50 projetos com ações que serão realizadas no período de agosto de 2018 a julho de 2020. O Mais Extensão, estrategicamente, terá uma abrangência maior, pois irá contemplar projetos nos seis eixos temáticos que integram as ações do Plano Mais IDH: 1. Educação; 2. Gênero, Raça e Juventude; 3. Produção e Renda; 4. Saúde e Saneamento; 5. Infraestrutura; e 6. Cidadania, Gestão e Participação Popular.
Outras informações através do site da UEMA, na aba da PROEXAE.

Por Polyanna Bittencourt