Mérito em Planejamento Institucional: Saiba o que é o Prêmio Amaro José Theodoro

Por em 28 de abril de 2020

banner 1Como forma de reconhecimento às unidades estratégicas e táticas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que se destacam no processo de desenvolvimento institucional, através da utilização do Plano de Gestão Anual (PGA), foi criado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) o Prêmio Amaro José Theodoro.

A entrega do Prêmio ocorre, anualmente, durante o Simpósio de Planejamento Institucional, evento organizado pela PROPLAD.

O Prof. Amaro José Theodoro, que foi um exemplo no processo de planejamento institucional, é o personagem que dá nome a um dos mais importantes prêmios de gestão da Uema.

Amaro José Theodoro (1933-2019) nasceu em Recife-PE, mas mudou-se para o Maranhão depois de se formar Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 1963. Especializou-se em Planejamento e Orçamento Público pela Organização Pan-Americana de Saúde. Foi um dos fundadores da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD. Além disso, exerceu o cargo de Técnico em Planejamento e Orçamento Público na Superintendência de Desenvolvimento do Maranhão e na Secretaria de Estado da Saúde.

Na UEMA, foi professor Emérito do Departamento de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, onde atuou por mais de 30 anos. Durante sua carreira acadêmica na Uema, atuou como: Chefe de Departamento; Membro do Colegiado do Curso; Conselheiro do CAD/UEMA; e Professor Titular da disciplina de Planejamento; Orçamento Público e Programação do Setor Público.

PREMIAÇÃO DIVIDIDA EM CATEGORIAS

O Prêmio possui 5 CATEGORIAS: DESENVOLVEDOR INSTITUCIONAL, PGA PERSPECTIVAS, PGA ALINHADO, PGA LEGITIMADO e PGA EFICAZ.Para avaliação do Prêmio são utilizados os seguintes CRITÉRIOS:

1. Quantidade de planos realizados X planos executados X resultados alcançados;

2. Participação em eventos ligados ao desenvolvimento do Planejamento Institucional;

3. Participação e envolvimento de professores, servidores, alunos e comunidade na elaboração do PGA;

4. Desenvolvimento e consistência do PGA e o seu alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Institucional;

5. Feedback e agilidade no retorno das informações solicitadas;

6. Perspectivas sobre Sociedade, Competência, Academia e Gestão, contempladas no PGA.

O PGA é um recorte estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que promove, anualmente, o aperfeiçoamento da gestão, por meio do alinhamento institucional em torno dos objetivos estratégicos estabelecidos no PDI.