Pré-Natal: Projeto de Extensão orienta futuras mamães sobre a importância do acompanhamento médico

Por em 17 de abril de 2020

grávidaO pré-natal é um acompanhamento médico durante toda a gravidez, com orientações à gestante sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, dentre outros assuntos. Também são feitos exames laboratoriais para detectar doenças que possam afetar o desenvolvimento da criança.

A relevância do tema uniu professores e alunos do Curso de Enfermagem da do Campus Grajaú para criação do projeto de extensão “Cuidando de Mãe: Estratégias para adesão da gestante e família ao Pré-Natal”.

O projeto foi coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem, Kelvya Lopes, e contou com parcerias da equipe Estratégia de Saúde da Família Vila Tucum, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Secretaria de Saúde do Município de Grajaú.

Durante a vigência do projeto, foram atendidas mais de 40 grávidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Tucum, além de atendimentos em domicílio.

As gestantes receberam acompanhamento de pré-natal, visitas domiciliares, sessão de fotos, bem como participaram de rodas de conversa sobre temáticas relacionadas ao período gestacional e cine pipoca.

Para a coordenadora Kelvya Lopes o projeto pretendia ajudar as futuras mães em vários aspectos. “O trabalho realizado cumpre o que almeja a profissão de enfermagem porque a Enfermagem é cuidado e não somente físico, mas também, mental, emocional e espiritual”, explica.

A estudante do Curso de Enfermagem, Ariadnny Andrade, que teve o primeiro contato com a prática profissional durante o projeto, disse que a experiência foi válida. “Foi uma experiência ótima! O mais incrível foi a oportunidade de acompanhar as consultas e os exames obstétricos, conversar com as gestantes e ouvir as dúvidas delas. Foi um período de muito ganho de conhecimento na UBS e também da comunidade. Hoje, tenho bastante bagagem por causa do que passei no período do projeto”, afirmou.

Por Débora Souza