Professor da UEMA estuda modelo matemático capaz de estimar a probabilidade de um indivíduo ser diagnosticado para a Covid-19


Por em 29 de abril de 2020



WhatsApp Image 2020-04-29 at 13.55.05Com ênfase no desenvolvimento de estudos, procedimentos e inovação tecnológica, à luz do rigor científico, o Prof. Cícero Quarto, do Departamento de Engenharia da Computação (DECOMP), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), motivado em dar sua contribuição, como professor e pesquisador, para o enfrentamento à Pandemia da Covid-19, apresenta um estudo, inicialmente hipotético, de construção de um modelo matemático capaz de estimar a probabilidade de um indivíduo ser diagnosticado para a Covid-19. Isso se dá quando este modelo preditor é alimentado com os dados contínuos ou categóricos das variáveis associadas aos sintomas da Covid-19, ou seja, febre, falta de ar, tosse, fadiga, dor de cabeça, dentre outras.

Para este primeiro estudo hipotético, de modelagem, concepção e implementação da ferramenta supracitada (modelo matemático), o professor Cícero Quarto utilizou apenas as variáveis Temperatura e Saturação de Oxigênio, ambas associadas, respectivamente, aos sintomas febre e falta de ar devido a Covid-19. Entretanto, segundo o professor e pesquisador, a intenção é incluir mais variáveis explicativas (ou explanatórias) associadas aos demais sintomas da doença, de forma que o modelo possa considerá-las em suas predições, bem como mapear, dentre essas, seus respectivos valores impactantes no diagnóstico da doença Covid-19, e desta forma, poder apoiar, com menor índice de erro, suas previsões de diagnóstico da doença, e desta forma, apoiar a tomada de decisão do especialista de saúde para a melhor prescrição de tratamento da doença.

WhatsApp Image 2020-04-29 at 13.55.04Segundo o professor Cícero Quarto, seu estudo técnico-científico embrionário da concepção do modelo matemático, para previsão de diagnóstico da Covid-19, pode se estender para o subcampo da Engenharia e da Ciência da Computação, mais especificamente da Inteligência Artificial (IA), conhecido como Aprendizagem de Máquina (do inglês Machine Learning), em crescente expansão atualmente. Ainda de acordo com o pesquisador, a Machine Learning é um campo da Inteligência Artificial que busca dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados, pois este aprendizado automático explora o estudo e desenvolvimento de algoritmos que podem aprender de seus erros e fazer previsões sobre dados. Tais algoritmos de Inteligência Artificial operam construindo um modelo a partir de inputs amostrais a fim de fazer previsões e tomar decisões guiadas pelos dados ao invés de simplesmente seguindo inflexíveis e estáticas instruções programadas, complementa o professor e pesquisador Cícero Quarto.

Para conhecer melhor em detalhes o estudo empreendido pelo professor e pesquisador Cícero Quarto, basta acessar a página do projeto, através do link abaixo:
https://cicerocq.com/regressao-linear-em-r/.



Últimas Postagens