Professores da UEMA desenvolvem monitor para mapear casos de Covid-19 entre profissionais da saúde

Por em 28 de abril de 2020

Sistema será colaborativo e profissionais da saúde poderão informar sobre situação de saúde.
Um grupo de professores do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolveram um sistema colaborativo de mapeamento e acompanhamento dos casos do novo coronavírus Covid-19 entre profissionais de saúde no Estado do Maranhão.

O sistema será alimentado com informações fornecidas diretamente e exclusivamente por trabalhadores das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, técnicos de enfermagem e residências profissionais correlatas que estejam atuando neste período de pandemia. Contudo, outra grande vantagem do sistema que o mesmo pode também ser readequado e direcionado para acompanhamento da Covid-19 em outras classes de profissionais ou outros grupos sociais, tais como: pessoal da segurança pública, professores, alunos da rede pública e outros.

O idealizador e gestor da construção deste sistema é o professor Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC). Mais docentes do mesmo departamento integram a equipe de dsenvolvimento: Fernando Lima, Amália Castro, Paulo Flexa, Adilto Cunha, Flavio Nunes, Kaio Nogueira e Lourival Matos. Também participam no projeto outros membros externos: a Enfermeira Daniela de Sousa Lima e o Engenheiro Eletricista Carlos Nihelton Santana de Oliveira.

Como vai funcionar?

Para atingir o maior alcance entre seu público alvo o serviço do Painel Estadual da Covid-19 de Profissionais de Saúde conta com um site e aplicativos nas versões Android e IOS para dessa forma estar o mais acessível possível aos profissionais de saúde. Contando com um sistema de cadastro e posterior acesso por login (email e senha) o mesmo facilitará a edição dos dados (para a devida atualização) de forma pontual a cada um dos itens em que os profissionais serão monitorados ao longo do tempo.

image (1)

Incialmente, estes grupos de profissionais da saúde colaborarão com informações profissionais e dos seus respectivos quadros de saúde em relação a Covid-19 sendo que o real conhecimento destes dados serão essenciais para as tomadas de decisões de políticas públicas e privadas durante o enfrentamento da pandemia.
Ao decorrer do cenário da atual pandemia o sistema irá monitorar e apontar os níveis de contaminação entre as referidas classes profissionais, o sexo e as faixas etárias mais infectadas, distribuição dos casos por rede hospitalar, comorbidades e cidades maranhenses, conforme afirmou o pesquisador e programador chefe do projeto, o Prof. Me. Carlos Ronyhelton Santana de Oliveira.

De acordo com a Prof. Maria Amália: o Painel Estadual da Covid-19 de Profissionais de Saúde, como assim o sistema foi denominado, será capaz de expor o cenário real enfrentado pelas categorias profissionais listadas que são consideradas mais suscetíveis à contaminação dada a convivência diária entre pacientes acometidos por este mal.

image

Para o pesquisador Paulo Flexa “o sistema representa uma importante plataforma para quantificar o número de profissionais de saúde que estão ou estiveram contaminados com a Covid-19. A partir desse mapeamento será possível realizar um diagnóstico da real situação no Maranhão. Esse ferramenta será fundamental, por exemplo, para que o governo planeje e execute a correta distribuição dos profissionais e EPIs da saúde nos postos de trabalho.”
O Professor e Diretor do CCT, Fernando Lima, destacou que o sistema como pensado é algo inovador e será de muita valia para a Secretária de Saúde do Maranhão. E, se for o caso, pode ser usado em todo o Brasil a fim de que seja acompanhado diariamente a situação de todos os profissionais da saúde. Acrescentou ainda que “possuir estes dados é algo imprescindível ao cenário atual, pois com estas informações reais e diárias servirão também de alerta social sobre os riscos constantes que os profissionais de saúde estão expostos; podendo com isto alertar a população da necessidade de adotarem o distanciamento e o isolamento social no objetivo de refrear a escalada de contaminação, e assim diminuir consequentemente os riscos a que estes profissionais estão expostos e o risco iminente de proliferação entre familiares destes.

WhatsApp Image 2020-04-27 at 16.46.38A equipe desenvolvedora conta com a adesão de todos os profissionais de saúde das classes mencionadas e que estão atuantes neste período para realizarem seus cadastros e ao longo do tempo atualizarem seus estados de saúde em relação a Covid-19 entre as opções “Não possuo/Não apresento sintomas”, “Apresentando sintomas”, “Curado(a)” e “Diagnóstico confirmado”. Todas as estatísticas levantadas poderão ser consultadas pelo público em geral no sistema para o Estado do Maranhão e também individualmente para cada um dos seus municípios.

Tanto o sistema web quanto os aplicativos já estão prontos e prestes a serem laçados nas duas lojas de aplicativos mais famosas: Play Store e App Store.
Informa-se ainda que esta ferramenta é uma colaboração social do CCT e da UEMA com a sociedade e profissionais de saúde maranhense. Neste sentido para maior proveito para o governo e para a Secretaria de Saúde é fundamental a divulgação do sistema alcance a todos os profissionais da área.

O acompanhamento do desenvolvimento do Painel Estadual da Covid-19 de Profissionais de Saúde conta com o apoio e colaboração do Reitor Gustavo Costa e do Vice-Reitor, Walter Canalles, que articulam junto ao poder público a sua finalização e aplicação.

image (2)